Vereadores comemoram Dia Municipal da Luta pela Emancipação Política da região do Tapajós

Uma sessão especial da Câmara Municipal de Santarém, nesta quinta-feira (7), comemorou o Dia Municipal de Luta pela Emancipação Política da região do Tapajós. Foi também uma oportunidade para prestar algumas homenagens a incentivadores da luta em prol da emancipação do Tapajós.

Ver. Elielton Lira

A sessão foi proposta pelo vereador Elielton Lira (Avante) e contou com a participação de lideranças políticas de municípios da região oeste do Pará.

“Hoje todos os 23 municípios que contemplam o nosso Tapajós possuem o mesmo interesse. Essa sessão especial foi realizada para lembrar a todos o desejo pela emancipação, costumo sempre dizer que o Estado do Tapajós já existe dentro de nossos corações. Fico imensamente feliz com a participação da sociedade nesse dia tão especial”, disse Elielton.

Ver. Adriana Manfroi, de Novo Progresso.

A vereadora de Novo Progresso Adriana Manfroi (Patriota), é quem preside a Frente Parlamentar Mato Grosso/ Pará e também esteve presente na solenidade. “É um prazer imenso estar nesta Casa de Leis lutando ao lado do povo em busca desse sonho que é a emancipação do Tapajós. O município de Novo Progresso está nesta luta, pois foi comprovada, através do Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós, a viabilidade econômica e social para que haja a divisão. Essa semente foi plantada há alguns anos e estaremos fortalecendo para que um dia esse sonho se torne realidade”, completou Manfroi.

Jean Leitão.

Um dos homenageados durante a sessão especial foi Jean Carlos Leitão, presidente do Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós, em reconhecimento pelos trabalhos prestados na luta pela emancipação política da Região do Tapajós nos últimos anos. “A luta pela criação do Tapajós continuará e se fortalecerá ainda mais. Sempre comparamos a luta pela criação do Tapajós como uma trave sem goleiro, onde alguém só precisa chutar e quem chuta essa são nossas forças políticas, lideranças e, principalmente, a população que se envolve para que esse sonho se torne realidade. Essa sessão especial só fortalece a nossa luta, pois o objetivo é unir forças!”, enfatizou Jean.

Secretário Alaércio Cardoso.

Representando o prefeito Nélio Aguiar, o secretário municipal de Turismo Alaércio Cardoso elogiou a iniciativa dos vereadores. “Quero parabenizar a Câmara Municipal de Santarém por esta sessão, pois a emancipação política da nossa região é uma luta centenária. Somos favoráveis, pois é um sonho nosso, é um direito de todos os santarenos e tapajônicos. Sem sombra de dúvidas sabemos que é uma luta nada fácil, pois já tentamos diversas vezes, mas é um direito nosso”, finalizou Alaércio.

Um grande público participou da programação.

Homenagens – No total, foram homenageadas 55 personalidades pelo relevante empenho na luta pela criação do Estado do Tapajós. 23 municípios com expressiva votação favorável à nova unidade da federação, durante o plebiscito de 2011 também receberam homenagens.