Vereadores realizam sessão especial em alusão ao Dia Municipal do Farmacêutico

Vereadores e convidados na homenagem aos farmacêuticos.

Na última sexta-feira (01), a Câmara Municipal de Santarém realizou uma Sessão Especial em alusão ao Dia Municipal do Farmacêutico. A data é comemorada anualmente no dia 27 de agosto, de acordo com a Lei Municipal nº 20.519/2018. Este ano, 19 farmacêuticos e 4 instituições de ensino foram homenageados. A sessão especial, proposta pela mesa diretora da Câmara Municipal, foi uma forma de homenagear a categoria pela passagem do seu dia.

Vereadora Alba Leal.

“Já é o segundo ano que a gente trás para a Câmara Municipal essa homenagem aos farmacêuticos de nosso município, uma classe tão importante de profissionais, tanto nas farmácias, nas instituições públicas e privadas. Este profissional é indispensável na gestão dos medicamentos, dos laboratórios. Então nada mais que justo que a gente traga essa homenagem do dia 27 de agosto que é instituído por uma lei municipal, ao nosso farmacêutico”, enfatizou a vereadora enfermeira Alba Leal (MDB).

Simone Sena.

Para Simone Sena, diretora do Conselho Regional de Farmácia do Pará celebrar a data é uma forma de valorizar o profissional da saúde responsável pela manipulação e dispensação de medicamentos, bem como pela orientação ao paciente. “O profissional farmacêutico, atualmente é o mais acessível na área da saúde. Você encontra um farmacêutico nas drogarias, nos hospitais, nas clinicas de estética. São 135 áreas de atuação desse profissional. Então o farmacêutico cuida, previne as doenças; é o profissional que está ali para cuidar da saúde e bem estar da população”, ressaltou.

Leidiana Ávila, farmacêutica da UPA 24h.

Leidiana Ávila, farmacêutica que atua na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, foi uma das homenageadas. Para ela, foi um momento de verdadeiro reconhecimento do trabalho de toda a classe em Santarém. “Fiquei muito honrada por receber essa homenagem. Isso é muito importante para a nossa classe e eu estou muito feliz e agradecida pelo convite que recebi da vereadora enfermeira Alba Leal para estar presente nesta sessão”, ressaltou a farmacêutica.

Vice-presidente Gerlande Castro.

O vereador Gerlande Castro (PSB), vice-presidente da Mesa Executiva, presidiu a sessão e falou da importância da Casa Legislativa de Santarém prestar homenagem aos profissionais. “Essa é uma forma de nós parabenizarmos este profissional farmacêutico que desempenha suas atividades, tanto na rede privada como na rede pública. Então esta casa legislativa tem a obrigação de homenagear os profissionais de nosso município pelo excelente trabalho que desenvolvem em prol da população”, finalizou.

Marina Bandeira – Assessora de Imprensa da vereadora Alba Leal