Vereadores realizam sessão especial em homenagem ao Dia do Professor

A Câmara Municipal de Santarém realizou sessão especial nesta sexta-feira (27) para comemorar o Dia do Professor, que transcorreu em 15 de outubro. A programação sugerida pelo vereador Professor Josafá Gonçalves (PL) homenageou profissionais representando todos os educadores santarenos.

Vereador Jandeilson Pereira

Representando a Mesa Diretora, o vereador Jandeilson Pereira (União), 2º vice-presidente da Casa, destacou o momento como homenagem merecida a professores que, diariamente, dedicam a vida para educar. E enfatizou a representatividade da classe no Poder Legislativo Municipal. “Parabenizar meu colega, vereador Professor Josafá, que tem todo o nosso respeito. Eu, como filho de uma professora, que faleceu recentemente, me sinto muito emocionado por estar aqui. Porque minha mãe lecionou na região de várzea e sei o trabalho que vocês têm diariamente. E a gente aqui faz o mínimo, que é reconhecer tudo aquilo que é feito”, completou.

Vereador Professor Josafá

Após a abertura oficial, os trabalhos passaram a ser presididos pelo vereador Professor Josafá Gonçalves. Segundo ele, muitas causas da educação no município são defendidas no Legislativo. “E, graças a Deus, temos um prefeito e uma secretária de educação que são sensíveis a esse diálogo, a esse entendimento para que nossa cidade seja transformada através da educação. Aqui nós temos várias sessões especiais, mas analiso aqui que essa sessão é diferenciada. Primeiro porque está aqui, na Casa do Povo, a elite intelectual do município de Santarém, que forma todas as profissões”, enfatizou.

Professor Luciano Oliveira

O ponto alto da sessão especial foi a entrega de plaquetas e diplomas de homenagem a profissionais, em reconhecimento à colaboração para o setor educacional na cidade e no interior. O professor Luciano Freitas Oliveira falou em nome dos homenageados e destacou que ser educador é muito mais que exercer uma profissão, dar aulas, aplicar ou corrigir provas. “Ser professor ou professora é uma profissão que exige muito esforço, preparo, conhecimento, pesquisa, tempo e dedicação. Mais ainda: compromisso e comprometimento”, ressaltou.

Homenagens – Ao todo, 27 professores foram homenageados em 2023. A lista foi definida pelos vereadores e por entidades e instituições educacionais, como Associação de Deficientes Visuais do Baixo Amazonas (ADEVIBAM); Associação dos Deficientes Físicos de Santarém (ADEFIS); Associação Santarena para a Inclusão das Pessoas Cegas e com Baixa Visão (ASSIC); Divisão de Educação Escolar Indígena (DEEI – SEMED); Divisão de Educação Escolar Quilombola (DEEQ- SEMED);  Educação Infantil (SEMED); Sindicato dos Profissionais das Instituições Educacionais da Rede Pública Municipal de Santarém (SINPROSAN).

Confira a relação dos homenageados:

Alcicélia da Silva Amaral

Ana Maria De Melo Sá

Andreza Silva Brito Costa

Cleudilene Rocha dos Santos

Eliese Silveira Dos Santos

Ena Karina dos Santos Oliveira

Enio Alves Correa

Erlison Macedo de Albuquerque

Francisca Francivalda Costa Muniz

Iracélia Maria Sousa da mota

Isa De Nazaré Valente Sobral