Vereadores realizam sessão solene para a entrega da Comenda do Mérito Nossa Senhora da Conceição

A sessão reuniu diversos devotos da padroeira de Santarém.

Nesta quinta-feira (23), a Câmara Municipal de Santarém realizou a tradicional Sessão Solene da Comenda do Mérito Nossa Senhora da Conceição. A solenidade, que já faz parte do calendário oficial das festividades da padroeira da Arquidiocese de Santarém, acontece desde 2016, através do Decreto Legislativo 001, de autoria da ex-vereadora Ana Elvira Alho (PT), que preconiza a realização da solenidade na quinta-feira que antecede o Círio da Conceição.

Vereador Carlos Martins.

O vereador Carlos Martins (PT) foi o autor do requerimento que possibilitou a sessão este ano. Ele manifestou a honra por fazer parte desse momento. “Essa homenagem é uma tradição importante para todos nós e, especialmente, para aqueles que prestam importantes serviços para a nossa arquidiocese. Um momento de união, de fraternidade, de reflexão, de pensar em coisas boas e renovar a nossa fé”, destacou o petista.

A programação iniciou por volta das 8h30, com a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição. Recebida pelas mãos do presidente da Casa Silvio Neto (União Brasil) na área externa do Poder Legislativo, a imagem foi carregada por outros parlamentares até adentrar o plenário Benedito Magalhães.

Os vereadores recepcionaram a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

*Homenagear aqueles que tanto contribuem e edificam a fé cristã na nossa arquidiocese é uma honra para todos nós, especialmente neste momento em que se aproxima a Festividade de Nossa Senhora da Conceição, a nossa padroeira. Agradeço a Deus e a Virgem Maria por este belíssimo momento que estamos prestigiando aqui”, afirmou Silvio Neto, chefe do Legislativo.

A sessão iniciou com um momento de oração presidido pelo Pe. Sidney Canto, que estava representando o Arcebispo Dom Irineu na solenidade. Em seguida, a Câmara Municipal de Santarém outorgou 25 comendas para personalidades e instituições escolhidas pelos vereadores e pela Arquidiocese de Santarém.

Pe. Luís Pinto.

Padre Luiz Pinto, com mais de 50 anos de ministério sacerdotal, foi um dos agraciados na manhã festiva. Para ele, Nossa Senhora é o exemplo de serva de Cristo a ser seguido. “Maria foi serva, ela mesmo se intitulou. Nós a chamamos de Rainha, mestra, mas ela é, sobretudo serva, então eu me vejo dentro dessa mesma simplicidade. Que minha vida tenha sido e siga sendo um serviço ao povo de Deus e da Igreja”, afirmou o sacerdote.

Amiraldo Santos (C).

Amiraldo Santos, também homenageado com a Comenda de Nossa Senhora da Conceição, é um dos responsáveis pela beleza refletida nos detalhes e nas cores da singeleza das berlindas das procissões oficiais da festividade da padroeira dos santarenos. “É um reconhecimento da minha trajetória, desde coroinha até agora, quando faço parte da coordenação da diretoria da Festa, no setor de berlinda. Um reconhecimento não somente a mim mas a todas as pessoas que são envolvidas com a festa de Nossa Senhora da Conceição”, enfatizou.

Grupo musical Samba Novo.

O grupo Samba Novo, que abrilhantou o momento de festa e homenagens, recebeu homenagem da Câmara como forma de reconhecer a importância da evangelização por meio da música, desempenhada por esse ministério. “Nós somos chamados a servir a Deus e, de repente, nossa vida de direção. O Samba Novo entrou como uma grande obra de evangelização através da música. Essa homenagem é um carinho de Deus, pelas mãos de Maria. Toda honraria que a gente receber, a gente encaminha pra ele, que é digno de toda honra e todo louvor”, destacou Ed Lucio, um dos líderes do grupo musical.

Homenageados – Ao todo, a Câmara Municipal de Santarém homenageou 25 personalidades e instituições com a Comenda do Mérito Nossa Senhora da Conceição. A indicação foi feita pelos vereadores e a arquidiocese.

Amiraldo Bezerra dos Santos
Banda Samba Novo
Carlos Anderson Mileo Nunes
Elza Maria Diniz (in memorian)
Everaldo de Sousa Cordeiro
Guarda de Honra Feminina da Polícia Militar
Ir. Maria Ivone de Freitas Barbosa
Jackson de Sousa Miranda
José Maria da Costa
Lélia Almeida Maduro
Maria das Dores Colares Joseph
Maria de Fátima Silva Nascimento

25 comendas foram entregues.

Maria Doraci da Cruz Leal Rocha (Dora Rocha)
Maria Ivanir Ferreira das Chagas
Movimento de Cursilhos de Cristandade – MCC
Noemi Santos Serique