Vereadores visitam sede do CREAS

A 3ª Comissão Permanente conheceu a ação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, responsável pelo acompanhamento de quem teve os direitos violados

Os membros da 3ª Comissão Permanente de Educação, Cultura, Desporto e Assistência Social da Câmara Municipal de Santarém realizaram uma visita ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Os parlamentares conheceram o trabalho do órgão para alinhar as primeiras ações de cooperação do Legislativo.

Presidida pelo vereador Professor Josafá Gonçalves (PL), a Comissão iniciou um trabalho de reconhecimento e monitoramento das atividades e ações que vêm sendo desenvolvidas para a proteção social dos cidadãos em Santarém. A visita aos CREAS faz parte do planejamento inicial definido pela Comissão. “Na nossa última reunião, debatemos a importância de acompanhar de perto as atividades desenvolvidas pelo CREAS. Se levarmos em conta a situação de vulnerabilidade social vivenciada por muitos devido a atual pandemia, essa parceria se torna ainda mais indispensável”, declarou o parlamentar.

Juntamente com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), o CREAS compõe a Rede de Proteção Social e é uma das principais unidades da Política de Assistência Social (PNAS). A sua atuação é voltada para as famílias e pessoas que já tiveram os direitos violados. Segundo a coordenadora da Proteção Social Especial no município, Glaucia Fiori, o trabalho realizado no CREAS tem a capacidade de impactar de forma positiva a vida do jovem sócio educando.

“Quando o jovem chega até a gente, é realizado um estudo socioassistencial para que ele possa ser inserido novamente na sociedade, no meio educacional e no mercado de trabalho. Tudo é feito de forma individualizada, buscamos analisar e respeitar o contexto e as aptidões daquele jovem”, explicou a coordenadora.

Por Cibele Pixinine – Assessora de Imprensa do Vereador Prof. Josafá Gonçalves