Vias em Santarém podem virar ruas de lazer aos domingos e feriados

Uma proposta apresentada pelo vereador Valdir Matias Jr. (PV), sugere a transformação das avenidas Tapajós e Anysio Chaves em Santarém, no oeste do Pará, em espaços de diversão e atividade física ao ar livre aos domingos e feriados. Na sessão desta segunda-feira (10), no seu retorno à Câmara, após duas semanas afastado por causa do tratamento da Covid-19, o líder do PV informou que encaminhará à Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e ao Núcleo de Esporte e Lazer, um pedido para a elaboração de estudo de viabilidade para transformar essas duas vias em locais para a prática esportiva e de lazer do cidadão. O objetivo é estimular o uso de espaços públicos para atividades físicas, lazer e práticas de esportes, sempre nos domingos e feriados, no horário das 06h00 às 11 horas. A proposta do parlamentar contempla duas avenidas da cidade, que durante a semana são bastante movimentadas, pois são vias de grande fluxo de veículos. Trata-se das avenidas Tapajós, no trecho compreendido entre a travessa Padre João até à praça São Sebastião; e a avenida Dr. Anysio Chaves no trecho compreendido entre a travessa Afonso Pena até à avenida Sérgio Henn. Matias Jr. pede que os estudos verifiquem a viabilidade da liberação desses trechos nessas vias de modo que não prejudique a trafegabilidade e a acessibilidade municipal. “A prática de atividades físicas e de lazer é importante para atender os anseios da população, tendo em vista os benefícios para a saúde física e mental do indivíduo. Por isso da nossa sugestão indicando esses espaços públicos, aos domingos e feriados, para a prática de atividades saudáveis”, disse o vereador. Caso seja acatada a sugestão do parlamentar, existe a possibilidade de estender esse projeto para outras áreas da cidade, em bairros onde há vias que também possam ser transformadas em pistas de lazer. Em diversas cidades brasileiras, importantes vias são interditadas aos domingos para que a população utilize para se exercitar ou praticar atividades esportivas, gincanas e outras ações de lazer e entretenimento.

Pela assessoria do vereador Valdir Matias Jr.