“A Educação tem que ser prioridade no Brasil, pois é um serviço essencial”, enfatiza vereador

A vacinação dos profissionais da educação é foco do parlamentar, que apresentou, também requerimentos para beneficiar a região do Lago Grande.

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal nesta quarta-feira (24), o vereador Professor Josafá Gonçalves (PL) utilizou o tempo de bancada para retomar as discussões sobre a necessidade da vacinação dos profissionais da educação, vista como a única forma de garantir um retorno seguro às salas de aulas.

Em seu discurso, o Professor Josafá citou a decisão do governador do estado de São Paulo, João Dória, que anunciou que os trabalhadores da educação, das redes municipais, estadual e privada de São Paulo, com mais de 47 anos, serão vacinados a partir do dia 12
de abril. Para o parlamentar, esse é um exemplo que deveria ser seguido. “Apesar de tardia, todas as cidades do Brasil deveriam seguir essa decisão do governo Dória. A Educação tem que ser prioridade no Brasil, pois é um serviço essencial. Os prefeitos e governadores deveriam abraçar essa causa”, disse.

De acordo com o vereador, o pedido de muitos pais para a volta às aulas presenciais também está relacionado à alimentação fornecida pelas escolas, já que muitas famílias lutam diariamente para conseguir alimentos para os filhos. Contudo, ainda segundo o parlamentar, em 12 meses, cerca de 45 profissionais da educação santarena foram vítimas da COVID-19, o que demonstraria que o retorno deve ser feito de forma estratégica.

O vereador relembrou também o seu trabalho de mediação entre a Prefeitura de Santarém e o Sindicato dos Profissionais de Educação de Santarém (SINPROSAN) que firmaram parceria para a imunização da classe educacional. “O prefeito Nélio Aguiar já faz parte do Consórcio Nacional para a compra das vacinas e o SINPROSAN, sindicato do qual faço parte, se colocou à disposição para contribuir financeiramente na compra, caso seja necessário. A expectativa é que todos os profissionais sejam vacinados para que possamos retornar em segurança para as nossas atividades”, esclareceu.

Requerimentos – Ainda durante a sessão, o parlamentar apresentou dois requerimentos em benefício da educação na Comunidade de Piraquara, na Região do Lago Grande. As solicitações são em prol da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Raimunda Lima Nogueira, que atende cerca de 230 alunos. Os documentos pedem a construção de um ginásio poliesportivo e a reforma, manutenção e pintura no imóvel.

Por Cibele Pixinine – Assessora de Imprensa do vereador Prof.º Josafá Gonçalves