Alba Leal vistoria Unidade Básica de Saúde Fluvial Ailton Barros

A presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara de Santarém vereadora Alba Leal (MDB) vistoriou, na manhã desta quinta-feira (16), a Unidade Básica de Saúde Fluvial Ailton Barros. O objetivo é averiguar a realidade da estrutura disponível para o atendimento às comunidades ribeirinhas.

A parlamentar inspecionou os setores da embarcação como triagem, sala de vacina, laboratório, consultório médico, consultório de enfermagem, consultório odontológico, sala de procedimentos, esterilização, área de expurgo, lavanderia, rouparia, sala de máquinas, depósito de lixo hospitalar e cozinha.

Alba observou que a UBS estava bem limpa e conservada. Ela conversou com servidores da unidade, que solicitaram que volte a funcionar o mais breve possível para atender a população. “A UBS está pronta para funcionamento com a documentação legalizada e toda a parte estrutural está conservada. O grande problema são os maquinários que não oferecem condições de viagem porque os geradores não tem referência de capacidade de energia para que funcione de forma adequada. Constatei que existem dois geradores velhos e precisam urgentemente de reposição de máquinas novas”, enfatizou Alba.

A Comissão vai gerar um relatório e cobrar as providências do Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Por Gleicy Lira – Assessora de Imprensa da vereadora Alba Leal