Ângelo Tapajós articula no senado PDL que convoca novo plebiscito do Estado do Tapajós

O vereador Ângelo Tapajós (Republicanos), em comitiva a Brasília (DF) com o vereador Elielton Lira (AVANTE) e o Presidente do ICEPT – Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós Jean Leitão, reuniu com dezenas de Senadores articulando apoio ao Projeto de Decreto Legislativo508/2019 que Convoca Plebiscito Sobre a Criação do Estado do Tapajós. Os encontros. A mobilização foi entre os dias primeiro e três de maio.

O PDL está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e será votado na próxima semana. O senador Plínio Valério (PSDB/AM), relator da matéria, também busca apoio dos parlamentares para que a proposta seja aprovada em plenário e, posteriormente, encaminhada à Câmara dos Deputados. Se acatado pela maioria dos parlamentares, o Projeto dará nova oportunidade à população da região opinar a criação do novo Estado.

A nova federação no Brasil é um sonho antigo da população do oeste do Pará. Em 11 de dezembro de 2011, foi realizado um plebiscito, que ouviu a população de todo o Pará e a maioria decidiu não criar os estados do Tapajós e Carajás. Mas esse novo projeto requer somente a emancipação do Tapajós, com 23 municípios da região do oeste do Pará.

A comitiva visitou os senadores.

A comitiva que foi a Brasília tem fundamental importância na articulação de votos favoráveis para garantir aprovação do projeto de lei na CCJ. “Essa pauta é muito importante para a causa. Todo apoio é essencial e, nesse momento, foram realizadas visitas nos gabinetes dos Senadores que compõem a CCJ, sensibilizando-os da importância da emancipação do Tapajós e da expectativa do crescimento socioeconômico da região através da nova federação”, explicou o vereador Ângelo Tapajós.

Por Welder Souza – Assessor de Imprensa do vereador Ângelo Tapajós