Aniversário de 192 anos da Câmara de Santarém é comemorado em sessão especial com entrega da Medalha “Osman Bentes”

0

Seis ícones da sociedade santarena receberam a maior honraria do Parlamento Municipal.

Uma sessão especial marcou o aniversário de 192 anos da Câmara Municipal de Santarém, nesta terça-feira (15), no Plenário Vereador Benedito Magalhães. Seis nomes que participaram de alguma forma dessa história do Legislativo Santareno foram agraciados com a Medalha de Honra ao Mérito “Osman Bentes de Sousa”.

Andreson Dourado (teclado), filho da homenageada Raimunda Dourado, e Sebastião Tapajós, célebre violonista santareno.

O evento contou com a presença de autoridades de diferentes campos do Município e do Estado, além da participação dos músicos Sebastião Tapajós e Andreson Dourado. A programação contou ainda com a exibição de vídeos institucionais que mostraram parte dessa história da Casa de Leis de Santarém, incluindo uma homenagem do governador Hélder Barbalho.

Orquestra do Instituto Maestro Wilson Fonseca apresentou músicas antes do evento começar e durante com hinos oficiais e músicas regionais.

A data de aniversário da Casa é 01 de junho, porém a comemoração especial ficou marcada para este dia 15, e pode ser realizada em qualquer dia deste mês de junho de cada ano; uma decisão que foi tomada por meio de votação em plenário. Além das homenagens, durante a sessão especial foi lançado o segundo volume do livro de memórias legislativas em alusão aos 192 anos da Câmara Municipal de Santarém.

O presidente da Câmara, vereador Ronan Liberal Júnior, destacou a solenidade como um momento importante para o município por estar comemorando 192 anos de representatividade popular, que é o que representa o Legislativo local. “Este que é um dos Poderes mais antigos do estado do Pará e do Brasil que, ao longo de sua história tem bem representado a população santarena”, enfatizou.

De acordo com o parlamentar, pela grandiosidade do momento, nem mesmo a pandemia poderia impedir a realização da solenidade para marcar a data. “Apesar de todas as dificuldades que vivemos ainda em meio à pandemia – obviamente que tomamos todos os cuidados, o controle – estamos aqui hoje para homenagear seis personalidades que contribuíram, diretamente, com o desenvolvimento de Santarém e dos Poder Legislativo. Esse é o momento de reafirmamos a importância do Legislativo na história do município de Santarém”, finalizou.

Em pronunciamento, o prefeito Nélio Aguiar manifestou gratidão e reconhecimento do bom desempenho dos vereadores santarenos quem fazem ou fizeram a história da Câmara Municipal de Santarém. “Democracia sem legislativo não é democracia. Os verdadeiros representantes da população estão nos parlamentos. O parlamento é plural, enquanto o prefeito, o presidente, o governador, é uma pessoa. O parlamento vem dos quatro cantos da sociedade, cada um defendendo a sua base, a sua ideologia. E isso que é importante na democracia”, ressaltou Nélio.

Um dos homenageados com a medalha “Osman Bentes de Sousa” foi o historiador Cristovam Sena, que disse estar lisonjeado e grato pela homenagem. “É um reconhecimento pelo trabalho que a gente realiza, através do ICBS (Instituto Cultural Boanerges Sena), pela cultura da região, envolvendo a recuperação da nossa história, da nossa memória, e da qual faz parte também a história da própria Câmara Municipal de Santarém”, ressaltou.

O deputado estadual José Maria Tapajós (PL) também foi homenageado em reconhecimento ao desempenho em seis mandatos de vereador, período em que foi eleito quatro vezes presidente da Câmara. “Ser homenageado com a maior comenda do Poder Legislativo da minha cidade é motivo de muita felicidade. Eu que tive a felicidade e o prazer de estar vereador neste Poder por 24 anos – desses, 8 anos presidindo esse Poder -, eu não tenho a menor dúvida que eu e meus pares da época fizemos muito, contribuímos com este poder e, em especial, com a nossa sociedade santarena”, destacou.

A servidora Raimunda Dourado trabalha na Câmara Municipal de Santarém desde 1998 e foi também homenageada pelo reconhecimento aos 33 anos de dedicação ao Legislativo. “Eu quero agradecer ao presidente da Câmara, vereador Ronan Liberal Júnior, e aos demais vereadores, por essa homenagem a minha pessoa com a medalha ‘Osman Bentes’. Eu me sinto muito feliz por essa homenagem”, manifestou.

 

 

Os homenageados foram:

José Maria Tapajós (PL) recebeu a homenagem das mãos do presidente Ronan Liberal e do filho dele, o vereador Júnior Tapajós (PL).

 

José Maria Tapajós – Deputado Estadual

 

 

 

Maria José Maia foi vereadora na 18ª legislatura, também exercendo a presidência da Comissão de Educação da Casa.

 

Maria José Maia – Secretária de Educação

 

 

 

Cristovam Sena é um dos grandes nomes da História de Santarém, e tem contribuído sobremaneira para o resgate da história do Poder Legislativo Municipal.

 

Cristovam Sena – Historiador

 

 

 

 

Padre Sidney Canto é um dos idealizadores do projeto “Memória do Poder Legislativo da Cidade de Santarém”. Estudioso da História do município, o padre é referência quando se trata do passado santareno.

 

Pe. Sidney Canto –  Historiador

 

 

 

 

Dilvani Lima, filha do ex-vereador Fábio Chagas Lima, homenageado pela relevância de seu trabalho como parlamentar.

 

Fábio Chagas Lima – Empresário e ex-vereador

 

 

 

Raimunda Dourado recebe os cumprimentos do vereador Ronan Liberal Jr. (MDB). Ela serve com dedicação e zelo pelo trabalho.

Raimunda Dourado – Servidora da Câmara desde 1991

 

 

 

 

 

Medalha Osman Bentes de Sousa.

Osman Bentes de Sousa – a medalha do Mérito Legislativo Municipal ‘Osman Bentes de Sousa’ foi criada a partir do Decreto Legislativo nº 001/82, de 12 de maio de 1982 e tem por objetivo homenagear a memória do ex-vereador Osman Bentes, que por muitos anos exerceu esta função, com desprendimento e verdadeira dedicação aos interesses do povo santareno e sua terra. Esta medalha será conferida às pessoas que, por seus méritos, tenham prestado relevantes serviços à Câmara Municipal ou ao Município de Santarém.

 

 

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade