Após o adiamento de inauguração, Comissão de Saúde retorna às instalações do novo Hospital de Campanha

A Comissão de Saúde e Saneamento Básico da Câmara de Santarém visitou, nesta terça-feira (16), as instalações do Hospital de Campanha, montado na Escola Estadual Maria Uchôa Martins para atender pacientes com Covid-19. Foram ao local os vereadores Alba Leal (MDB), Carlos Martins (PT) e Murilo Tolentino (PSC).

A Presidente da Comissão de Saúde vereadora Enf.ª Alba Leal considerou válida a inspeção ao local. “A Comissão está cumprindo seu papel fiscalizatório. Constatamos a real situação. Hoje, o hospital está com sua logística bem avançada. Foi uma visita para tirar dúvidas sobre os materiais hospitalares e protocolos, além de sugerirmos melhorias como a instalação de uma tenda na parte externa da escola para remanejamentos de óbitos e colocação de contêineres para lixo infectante”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde Marcela Tolentino, que acompanhou o grupo, informou que o espaço criado tem capacidade total para 60 leitos, e, inicialmente, funcionará com 20 leitos, sendo 16 de enfermaria e 04 de estabilização, com projeto de ampliação conforme a demanda.

“Vamos receber até 60 pacientes. Vale ressaltar que são leitos para pacientes clínicos. No momento que o paciente precise de Unidade de Terapia Intensiva será encaminhado para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) ou para o Hospital Regional do Tapajós (HRT) e até mesmo para Belém, se for necessário. Mas é importante informar que aprontando o Hospital de Campanha, o HRBA vai ampliar mais 20 leitos de UTI”, explicou.

A previsão de inauguração da unidade é para a próxima quinta-feira (18), e no dia seguinte o HC deve entrar em pleno funcionamento.

Por Gleicy Lira – Assessora de Imprensa da vereadora Enf.ª Alba Leal