Aprovado Projeto de Lei que Institui o Dia Municipal da Cabanagem

A Câmara Municipal de Santarém aprovou, na sessão de segunda-feira (12) o Projeto de Lei, de autoria do vereador Carlos Martins (PT), que institui o Dia Municipal da Cabanagem. A matéria define a comemoração em 23 de março no município de Santarém.

De acordo com petista, o PL tem como objetivo, colocar a data no calendário de eventos da Prefeitura de Santarém, assim como incentivar a promoção de atividades educativas, culturais e artísticas alusivas ao tema da cabanagem contando com a participação das escolas públicas municipais no evento. “A Cabanagem foi uma revolução do estado do Pará, porque foi a primeira vez que o povo mais humilde – pescadores, ribeirinhos – tomaram o poder. A cabanagem foi muito importante na história do país e na história do nosso município. Foi uma situação diferenciada, porque quem estava à frente era a população mais pobre do nosso estado tentando fazer um governo que fosse mais justo com todas as pessoas”, explicou Carlos Martins.

Semana dos Povos Indígenas – Ainda na segunda-feira, Carlos Martins apresentou Projeto de lei que institui a “Semana dos Povos Indígenas” no município de Santarém. A proposta é que a programação aconteça, anualmente, nos dias próximos 19 de abril, Dia do Índio.

O objetivo é promover a divulgação da cultura dos povos indígenas com atividades culturais, e divulgar, resgatar e preservar a cultura, o idioma, a história, bem como apoiar a realização de encontros, exposições, estudos, debates, eventos e todas as atividades relacionadas à cultura dos povos indígenas, promovendo a afirmação de sua identidade.

Por Keliane Tomé – Assessora de Imprensa do vereador Carlos Martins.