Atraso na entrega da obra de reforma da obstetrícia do HMS incomoda, e empresa responsável deverá prestar esclarecimentos.

A Comissão de Saúde e Saneamento Básico da Câmara de Santarém visitou nesta terça-feira, 23, o Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo, para fiscalizar o andamento das obras da Obstetrícia. O prazo para a entrega da construção era junho de 2020, e ainda não foi concluída.
“A obstetrícia está funcionando em três espaços improvisados dentro do hospital, o que causa cansaço na equipe que está desenvolvendo o trabalho lá. Hoje, percebemos que somente 25% da obras estão em fase de conclusão. A obra teve início em março de 2020 e a previsão era de que fosse entregue em até 90 dias, no entanto, até agora, as novas instalações ainda não foram entregues. Vamos fazer um ofício, nesta semana, convocando o responsável da empresa, para prestar esclarecimentos, uma vez que se trata de uma obra importante para nosso município”, afirmou a presidente da Comissão de Saúde e Saneamento Básico Enf. Alba Leal (MDB).

O vereador Murilo Tolentino (PSC), integrante da Comissão, fez questão de reforçar que o colegiado cobrará solução. “Essa visita é essencial para tentarmos solucionar o problema o mais breve possível. Temos que ver o porquê do atraso na entrega dessa obra. Verificar se foi falta de recurso financeiro ou não, que a empresa justifique e acelere essa construção para que as mulheres que necessitam deste serviço tenha um atendimento de qualidade. Agora se o atraso for justificado devido o local está ocupado para esses atendimentos é preciso tomar providências urgente, para que as pacientes não tenham nenhum tipo risco por conta dos serviços que estão sendo feitos no local. A solução terá que ser estudada para encontrar uma forma de remanejar essas pacientes para outros locais” destacou.
Além da presidente da comissão e do vereador Murilo, acompanharam a fiscalização os vereadores Dr. Carlos Martins (PT) e Calos Silva (PSC), a secretária municipal de Saúde Vânia Portela, a assessora parlamentar Gabriela Regio e a equipe técnica do hospital. Visita à UPA – A Comissão visitou também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas). O objetivo foi verificar dimensionamento de pessoal, fluxo de atendimento, estoque de medicamentos, insumos e equipamentos hospitalares.
Estiveram presentes os vereadores Alba Leal e Murilo Tolentino, a assessora parlamentar Gabriela Regio, a diretora geral do Hospital Municipal Christiani Rodrigues e equipe técnica da unidade.
Por Gleicy Lira – Assessora de Imprensa da vereadora Alba Leal