Audiência pública discute instalação de Delegacia Regional do Trabalho em Santarém

Representantes sindicais participaram do debate.

A Câmara Municipal de Santarém realizou nesta quarta-feira (22), audiência pública para discutir a necessidade de instalação de uma Delegacia Regional do Trabalho em Santarém. O debate proposto pelo vereador Professor Josafá Gonçalves (PL) contou com a participação de lideranças sindicais e representantes de órgãos públicos ligados ao setor.

De acordo com o parlamentar, o encontro foi motivado pela ausência eficaz do governo federal, através do Ministério do Trabalho, na observância dos direitos nas relações trabalhistas em Santarém e região. “Em Santarém deixou de existir a Delegacia Regional do Trabalho, que passou a ser um núcleo que funciona na Estação Cidadania, sem nenhuma estrutura para acompanhamento da classe trabalhadora”, explicou.

Ver. Professor Josafá

Professor Josafá ressaltou que a situação tem causado, nos últimos meses, muitas situações de desrespeito aos direitos dos trabalhadores. “Por isso, nós queremos com nossas autoridades federais, se Deus quiser com o apoio do deputado federal Henderson Pinto (MDB), que nos ajudem para que tenhamos o retorno da Delegacia Regional do Trabalho em Santarém, para que fiscalize os postos de trabalho que temos em nosso município”, completou.

Durante o debate, foram denunciadas diversas situações que prejudicam os trabalhos, inclusive excesso de jornada de trabalho. “Há casos de trabalhador que cumpre jornada de até 14 horas e que não é recompensado por esse trabalho desenvolvido, recebendo como se cumprisse uma jornada de trabalho irrisória, o que é contraditório para que as leis trabalhistas possam ser respeitadas”, finalizou Professor Josafá.