Biga critica desorganização do Festival Folclórico de Santarém

O 47° Festival Folclórico de Santarém foi marcado por vários problemas nas arquibancadas. Devido a interdição das estruturas, realizada pela equipe de vistoria do Corpo de Bombeiros, o vereador Biga Kalahare (PT) cobrou, nos primeiros dias do evento, da Secretaria Municipal de Cultura, a resolução do problema, que infelizmente não foi possível, devido ao risco de desabamento e várias falhas, segundo informou o 4° GBM de Santarém.

Na tarde de segunda-feira (21), durante a sessão ordinária, o parlamentar destacou na tribuna o seu descontentamento e a desorganização do festival folclórico, que segundo ele, poderia ter sido um sucesso se a Secretaria de Cultura se interessasse pelo evento e pelos folcloristas do município.

O petista também enfatizou que acompanhou o festival e a repercussão negativa que teve na cidade, bem como o pronunciamento do prefeito Nélio Aguiar, que se desculpou nas redes sociais pelo transtorno. Contudo, Biga ressaltou que o discurso do prefeito não o comoveu e lamentou a falta de compromisso do governo municipal com a cultura local. Ainda de acordo com o vereador, a Secretaria de Cultura deveria ter fiscalizado e cobrado da empresa licitada para o serviço, uma estrutura digna para os grupos e para a população.

O parlamentar salientou que ingressará ação no Ministério Público do Estado (MPE), para que o dinheiro investido nas arquibancadas retorne aos cofres públicos e seja revestido para os grupos folclóricos, uma vez que estes não têm apoio financeiro e gastam, em torno, de R$100 mil com a confecção de roupas. Biga acrescentou ainda, que a premiação máxima do festival, que é de R$ 5 mil reais, é desestimulante, levando em consideração o custo que os grupos têm para realizar suas apresentações.

Por Daína Aben-Athar -Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare