Biga e Escola do Legislativo realizam minicurso sobre educação financeira para alunos do ensino médio

Estudantes receberam orientações financeiras.

O plenário Vereador Benedito Magalhães, da Câmara Municipal de Santarém, recebeu, na manhã desta quinta-feira (14), pelo menos 80 alunos do 1° ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aluísio Lopes Martins, do bairro Maracanã, para participarem do minicurso organizado pelo gabinete do vereador Biga Kalahare (PT), com o apoio da Escola do Legislativo da Câmara, sobre o programa do governo federal Pé-de-Meia. A iniciativa é voltada para o incentivo financeiro-educacional na modalidade poupança, para incentivar a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público.

Vereador Biga Kalahare

O evento, denominado “Programa Pé-de-Meia: Educação Financeira em Santarém”, foi elaborado com a finalidade de trabalhar a administração financeira do recurso que os estudantes vão receber por meio do programa “Esse evento é voltado para esclarecimentos sobre o programa. Esse programa foi entregue este ano pelo governo federal e a gente pensou na meninada do ensino médio, para oferecer um direcionamento, porque eles vão receber uma quantia considerável, quase R$ 10 mil. Então, nosso gabinete, junto com a Escola do Legislativo, nós fizemos uma parceria para instruir esses jovens, principalmente do 1° ano do ensino médio, para que eles saibam o que fazer com esse dinheiro”, pontuou o vereador Biga Kalahare.
A palestra sobre os requisitos para ser beneficiário do programa foi realizada pela doutora Socorro Pena, assessora especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, que enfatizou sobre quais procedimentos precisam ser feitos para que os estudantes participem do programa e qual público que se enquadra nas regras.

Socorro Pena

“Primeiro eu quero parabenizar a iniciativa do gabinete do vereador Biga Kalahare, porque esse é um tipo de evento muito importante para esclarecer a importância do programa e como os jovens podem acessar os benefícios políticos. Então, para mim, a avaliação foi que esse evento é um instrumento importante criado pelo gabinete do vereador, porque ele mobiliza os estudantes, é um mandato educativo que leva para a população, para os interessados, informações básicas de como acessar algumas políticas que nem todo mundo tem conhecimento”, frisou a palestrante.
O benefício, acumulado, durante os três anos do ensino médio, gera uma quantia de R$ 9,2 mil para os alunos, recurso que precisa ser administrado de maneira responsável, a fim de que o dinheiro possa render.

Gilana Aguiar

Gilana Aguiar, economista, explanou sobre métodos para o controle desses gastos, “Saber administrar o recurso do Pé-de-Meia é importante, pois possibilita abertura de novos caminhos a partir da educação. Esse auxílio vem para que os jovens tenham possibilidade de investir em si mesmo e em educação, para que possam mudar suas realidades”, destacou Gilana.
Programa – O Pé-de-Meia, instituído pela Lei n. 14.818/2024, é um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de pessoas matriculadas no ensino médio público. De acordo com o Ministério da Educação, poderão participar estudantes de baixa renda que estão regularmente matriculados no ensino médio das redes públicas, com idade entre 14 e 24 anos, e que integrem famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, o CadÚnico.
Os estudantes que integrem famílias beneficiárias do Bolsa Família têm prioridade na concessão dos incentivos. Entretanto, alunos que integrem famílias unipessoais no benefício de assistência social não têm direito ao Pé-de-Meia.

Por Daína Aben-Athar – Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare.