Biga Kalahare entrega relatório sobre a Covid-19 em Santarém ao ministro da Saúde Eduardo Pazuello

Durante a entrega do Hospital de Campanha de Santarém, na tarde desta quinta-feira (18), o vereador Biga Kalahare (PT) entregou ao ministro da Saúde Eduardo Pazuello o relatório da sociedade civil organizada e de movimentos sociais sobre a situação da pandemia do novo coronavírus em Santarém. 43 entidades assinaram o documento, que foi elaborado com a finalidade de nortear as ações para conter o avanço da pandemia no município, considerando que a cidade de Santarém e a região do Baixo Amazonas estão vivenciando uma segunda onda da pandemia da Covid-19, com casos de pessoas infectadas aumentando rapidamente. A confirmação desse fato é a mudança do bandeiramento da referida região para cor preta. Os dados da última quinzena, divulgados pela Prefeitura Municipal de Santarém e pela Secretaria de Estado de Saúde, no dia 16 de fevereiro, mostram que Santarém registrou o segundo maior número de óbitos. 12 mortes foram confirmadas. Além disso, nesse mesmo período, ocorreu um crescimento de 31% de internações de pacientes vítimas da Covid-19, bem como a necessidade de acesso ao leito de UTI, que cresceu 39% ocasionado assim, uma fila de espera de pacientes por leito de internação na UTI.

A manifestação popular, entregue pelo vereador, contou com a colaboração de vários profissionais da saúde e de outros segmentos que fazem parte do movimento. Os gráficos que constam no documento são resultados de estudos de professores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), que se basearam em informações do boletim diário divulgado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e nos informes sobre a covid-19 da secretaria estadual de saúde. As estatísticas, apontam inclusive, comparativos da pandemia em Santarém em 2020, e nesse bimestre de 2021.

No relatório, o comitê apresenta também recomendações ao Ministério da Saúde, com o intuito de orientar as atividades em conjunto com a Prefeitura de Santarém e o Governo do Estado. Algumas solicitações foram feitas como a disponibilização de um número maior de vacinas para a população do Oeste do Pará, visando acelerar a campanha de vacinação na região e no Estado, que atualmente é o que vacina na menor proporção e velocidade; a ampliação do número de leitos de UTI, no Hospital Regional do Baixo Amazonas e no Hospital Municipal para atender o aumento da demanda de casos de pacientes infectados pela Covid-19; mais informações sobre os leitos e a lista de espera para UTI do Hospital Regional do Tapajós (Itaituba) e do Hospital Regional do Baixo Amazonas, reservados para pacientes com casos graves do coronavírus; a reabertura de novos leitos clínicos e intensivos para o tratamento da doença; a conclusão do Hospital Materno-Infantil, que gerará liberação de espaço e leitos no Hospital Municipal e possibilidades de expansão do ambiente hospitalar, adequado para a recepção dos pacientes acometidos pela covid-19.

O vereador petista, após se reunir com o comitê popular de combate à covid-19 de Santarém, no dia (5/02), criou um canal de comunicação com o grupo representativo para dialogar sobre as demandas da saúde do município. Desde então, o movimento tem apresentado levantamentos e recomendações ao parlamentar, que está comprometido com o comitê popular e com a população santarena.

“Eu firmei compromisso com os membros do movimento, aliás, não só com eles, mas também com a população de Santarém. Sou porta-voz do povo, e como tal, estou cumprindo meu dever”, finalizou.

Por Daína Aben-Athar – Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare