Biga não vê razões para Santarém comemorar o Dia Mundial da Saúde e pede avanços no setor

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (8), na Câmara Municipal de Santarém, o vereador Biga Kalahare (PT) utilizou a tribuna para falar sobre o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril. O parlamentar destacou que o município, nos últimos anos, não teve muitos avanços no setor e está com um sistema colapsado.

O petista citou a situação do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), do Hospital Municipal de Santarém e da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24h), que, segundo ele, estão em estado de abandono, sem insumos, superlotadas e são alvos de constantes reclamações dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Eu elenquei alguns pontos negativos para explicar o motivo de não termos nada para  comemorar na nossa saúde. O hospital regional por exemplo, existe uma falta de responsabilidade, uma falta de humanidade, uma falta de comprometimento com Santarém. A UPA está superlotada. Santarém tem mais de 300 mil habitantes e só uma unidade dessa. Temos um prefeito médico, que tem uma boa relação com o governo do estado, mas não consegue fazer nada para melhorar a saúde no nosso município” pontuou.

Biga ainda explanou sobre o Hospital Materno Infantil que está com as obras paralisadas há anos e, após recomendação do Ministério Público Federal, os trabalhos voltaram, No entanto, segundo o vereador, o processo de construção enfrenta uma série de irregularidades. Biga ainda acrescentou que saúde precisa ser uma das prioridades municipais, pois entende que uma cidade não evolui somente com asfaltamento de vias públicas e infraestrutura porque a população anseia por saúde de qualidade.

Por Daína Aben-Athar- Assessora de imprensa do vereador Biga