Biga realiza audiência pública sobre psicologia nas políticas públicas municipais

Entidades e movimentos participaram do debate.

Na manhã desta quinta-feira (21), foi realizada no plenário Benedito Magalhães, na Câmara Municipal de Santarém, a audiência pública para tratar sobre a psicologia nas políticas públicas municipais. O evento organizado pelo vereador Biga Kalahare (PT), teve o apoio do Conselho Regional de Psicologia da 10° Região (CRP-10) e contou com a presença de representações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), além de psicólogos, estudantes de psicologia e representantes de movimentos sociais.

Jureuda Duarte Guerra, presidente do CRP-10.

Os problemas encontrados em setores da educação, saúde e assistência social decorrentes da ausência de psicólogos, nas esferas municipal e estadual, foram debatidos durante a audiência.  Dentre os assuntos em questão, representantes do CRP-10 destacaram o quantitativo de profissionais formados em Santarém. Atualmente, registrados, são 800 psicólogos no município.

Os conselheiros enfatizaram os reflexos que a falta desses profissionais na rede educacional acarretam na sociedade, uma vez que é expressamente necessário que escolas tenham psicólogos para o amparo especial de alunos e docentes “Nós entendemos que as políticas públicas precisam olhar para a nossa categoria como uma profissão que faz diferença onde ela está inserida, não apenas com um psicólogo em cada lugar, mas com vários psicólogos. A assistência na educação básica é necessária. Existe a Lei Federal 13.935, de 2019. Existem projetos de lei em andamento na região, mas nós ainda não conseguimos efetivar para que a partir de leis nós tenhamos mais psicólogos na rede básica. Esse profissional na área da educação vai estabelecer diálogos e minimizar problemas de saúde mental e fazer o essencial enfrentamento da violência” pontuou a psicóloga Jureuda Duarte Guerra, presidente do CRP-10.

O vereador Biga Kalahare frisou sobre a essencialidade de psicólogos em diversos setores do município e que a contratação desses profissionais se faz necessária para atender as demandas “A nossa proposta nessa audiência é fazer um levantamento das principais necessidades dos setores, juntamente com os psicólogos, pois é um dever público buscar melhorias para a população. Precisamos tratar a saúde mental com prioridade” finalizou.

Por Daína Aben-Athar – Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare