Biga reclama de cobrança no transporte coletivo urbano para participantes do ENEM em Santarém

Durante a sessão ordinária, na tarde desta segunda-feira (13), na Câmara Municipal de Santarém, o vereador Biga Kalahare (PT) voltou a falar sobre as dificuldades enfrentadas por participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em Santarém, no último dia de prova. O parlamentar reclamou que alguns ônibus não aceitaram o cartão de confirmação do exame como garantia para passagem gratuita nos coletivos.

Biga disse que recebeu denúncias de jovens que alegaram ter efetuado pagamento em ônibus, em decorrência da não aceitação do documento. O vereador descreveu a situação como desrespeitosa por parte das empresas e, especificou que uma das cobranças ocorreu no ônibus da empresa MEP Transportes. Após citar a falha, o petista também criticou a redução da frota no último domingo.

O parlamentar fez uma comparação entre o evento de inauguração do Centro de Convenções Sebastião Tapajós e o Enem, alegando que o prefeito Nélio Aguiar dispôs de maior atenção para a inauguração, pois foram disponibilizados ônibus para o local, mas falhou ao não direcionar atenção ao exame que beneficia muitas pessoas, dando oportunidade para ingressarem em faculdades do país. Biga frisou a importância dos estudos que, segundo ele, tem poder para transformar realidades por meio de uma formação acadêmica e pelo conhecimento.

O petista lamentou o que considera falta de comprometimento da gestão municipal com a educação, e salientou que o seu pedido para a gratuidade na passagem de ônibus, teve a finalidade de facilitar o acesso ao transporte e proporcionar economia para os participantes.

Ao final de seu pronunciamento o vereador convidou os vereadores e a comunidade em geral para participarem da sessão especial, no dia 14 de novembro, para comemorar os 50 anos do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR).

Por Daína Aben-Athar -Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare