Câmara de Santarém concede a Comenda Nossa Senhora da Conceição

Criada por meio de decreto legislativo, a honraria é um reconhecimento a personalidades que contribuem com a edificação da fé católica do povo santareno.

Cerimônia foi marcada por momentos de emoção e devoção a Nossa Senhora da Conceição.

A manhã desta quinta-feira, 25, foi marcada por um momento muito especial, sobretudo, para os católicos santarenos, no Plenário Vereador Benedito Magalhães da Câmara Municipal de Santarém. O momento foi marcado por muitas manifestações de fé, tanto por músicas quanto por palavras. A presença da imagem peregrina da Virgem Maria abrilhantou ainda mais o evento.

Presidente Ronan Liberal Jr. recebe a imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição.

“Deus está aqui e Ela, ao seu lado, abençoando a todos nós”, destacou o presidente da Casa Ronan Liberal Jr. (MDB). O vereador, que é devoto da padroeira, acrescentou que a comenda “representa a expressão de fé em Nossa Senhora da Conceição e a Jesus Cristo, mas também representa as pessoas que caminham todos os dias na fé”.

Mesa oficial da cerimônia foi composta por autoridades civis e militares e religiosas.

A solenidade, denominada Comenda do Mérito Nossa Senhora da Conceição é realizada sob o Decreto 001, de 08 de junho de 2016, criado por meio do projeto da ex-vereadora Ana Elvira Alho, do PT. Ela compôs a mesa oficial do evento, ao lado do presidente Ronan, do 1° secretário da Mesa Diretora vereador Prof.° Josafá Gonçalves (PL), do prefeito Nélio Aguiar, do arcebispo da Arquidiocese Metropolitana de Santarém Dom Irineu Roman, além de outros representantes de instituições militares e civis.

Ex-vereadora, Ana Elvira Alho foi a criadora do projeto de decreto legislativo que instituiu a Comenda Nossa Senhora da Conceição.

“É um momento que me enche de muita emoção, é muito forte pra mim, aquele pedido em 2016, foi em decorrência de um encontro que eu tive com Nossa Senhora durante a minha vida, e que me motivou a fazer isso, em reconhecimento por tudo que vivenciei”, destacou Ana Elvira.

Como está previsto no decreto, a comenda é entregue a quatro personalidades que prestaram serviços relevantes em nome da fé católica na padroeira do município, a ser realizada na quinta-feira que antecede o dia de realização do Círio de Nossa Senhora da Conceição.

Os homenageados foram o arcebispo Dom Irineu Roman, Vicente Carneiro Brito (in memorian), Jecyra Carneiro do Vale e a Filarmônica Municipal Professor José Agostinho, que também abrilhantou o evento com apresentações diversas de canções católicas e dos hinos nacional e municipal.

Secretária Celsa Brito recebeu a comenda pelo pai dela Vicente Brito (in memorian).

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social e primeira-dama Celsa Brito, filha de Vicente Brito, recebeu a homenagem em nome do pai, acompanhada do prefeito Nélio. “É realmente muita emoção nessa sessão tão especial. Papai foi um exemplo de fé, de perseverança, de crença, e ele tinha uma gratidão gigante de tudo o que ele foi na vida, todas as dificuldades que ele superou, de tudo o que construiu”, enfatizou Celsa Brito.

Adson Wender, diretor executivo da Filarmônica Municipal Prof.º José Agostinho, recebeu a comenda em nome do conjunto musical.

Adson Tertulino, diretor executivo da Filarmônica, recebeu a comenda pelo conjunto musical. “Para a gente é muito emocionante. A filarmônica foi fundada em 1963, uma das primeiras apresentações foi justamente acompanhar o Círio de Nossa Senhora da Conceição, e ao longo de mais de 50 anos, a filarmônica tem feito isso initerruptamente, salvo o período de pandemia. Para a gente é muito gratificante esse reconhecimento da Igreja Católica e da Câmara Municipal”, enalteceu o músico.

Professora Jecyra lecionou por muitos anos no colégio católico São Raimundo Nonato.

A professora Jecyra Carneiro do Vale foi quem falou em nome dos homenageados. “Sinto-me bastante honrada em ser a intérprete de sentimentos de todos nós aqui presentes”, exaltou a docente aposentada, que enalteceu ainda a devoção do povo católico por Nossa Senhora, além de externar o desejo de “um grande Círio a todos”.

Arcebispo de Santarém Dom Irineu Roman.

Dom Irineu Roman destacou que o seu papel tem sido servir e reforçou a importância da união entre as denominações religiosas, lembrando que, neste ano, recebeu uma homenagem, por meio do vereador Carlos Silva (PSC), como “Amigo da Assembleia de Deus”.

Procurador Geral do Estado do Pará César Mattar usou a palavra, durante a cerimônia.

O procurador geral de Justiça do Estado do Pará César Mattar também usou a palavra. Igual ao bispo arquidiocesano, ele exaltou a união entre os diferentes credos. “O mundo precisa se unir”.

Nélio Aguiar, prefeito de Santarém.

Nélio Aguiar enalteceu a importância da fé para a comunhão social. O prefeito parabenizou à Câmara e a todos os envolvidos neste momento especial, e ressaltou que, embora o Círio esteja sendo realizado de forma diferente devido à pandemia da Covid-19, a manifestação religiosa ainda é um acalanto às pessoas. “Viva Nossa Senhora da Conceição”, exalta.

De 2016 até este ano, 2020 foi quando a comenda não foi entregue, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

Por Jefferson Santos – jornalista da Ascom/Câmara

Vereadores presentes

Adriana Almeida (PV)

Alexandre Maduro (MDB)