Câmara de Santarém discute com deputado Airton Faleiro soluções para o combate ao agravamento do coronavírus

O debate ocorreu na manhã desta segunda feira, 08/02, por meio de uma reunião remota sugerida pelo deputado federal Airton Faleiro (PT), com os vereadores. O objetivo foi buscar soluções diante do momento crítico da pandemia enfrentada pela região Oeste do Pará e propagação da nova variante.

Faleiro se mostrou preocupado com a situação do município, e solicitou junto à Câmara de Santarém, uma reunião a fim de expor a preocupação com a região. “Ficou bem nítido que nós estamos correndo risco de um colapso, sem alarmar ninguém. Essa nova variante é muito veloz e por outro lado é importante criarmos uma barreira para evitar esse deslocamento do novo vírus”, ressaltou o congressista, que irá apresentar a demanda na Câmara Federal.

O deputado federal também enfatizou a discussão do pedido da continuidade do Auxilio Emergencial. “Junto com a luta de proteção e assistência à saúde, temos também a visão de proteger nossa economia. Este auxílio deve sim continuar; ele não deveria ser finalizado, muito menos reduzido para R$ 200,00, pois isso tem um impacto grande na sociedade”.

Para o presidente da Câmara de Santarém Ronan Liberal (MDB), a reunião foi de grande importância. “O deputado nos repassou que propôs através de projeto indicativo ao Poder Executivo Federal o aumento do número de cotas de vacinas aqui para a região, haja vista que estamos em uma área de divisa com o estado do Amazonas”, salientou Ronan, acrescentando que o unidade federativa vizinha vive um colapso na saúde, inclusive com a variante do vírus já comprovada, e que as propostas da reunião remota com Faleiro são para mais testes, mais leitos de UTI, além de uma articulação para que a Casa participe de reunião com a comissão especial da Câmara Federal, criada para enfrentar a Covid-19.

O Legislativo Municipal também apoia a proposta de continuidade do Auxílio Emergencial em face das milhares de famílias que ficaram sem renda diante da crise econômica, agravada pela pandemia.

Além do presidente, a reunião contou com os vereadores Erasmo Maia (DEM), Júnior Tapajós (PL), Adriana almeida (PV), Biga Kalahare (PT), Pr. Ângelo Tapajós (Republicanos), Didi Feleol (PP), Carlos Silva (PSC), Murilo Tolentino (PSC), Carlos Martins (PT) e Alba Leal (MDB).