Câmara de Santarém encerra campanha de doação de sangue com meta atingida

A ação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher envolveu parlamentares e servidores do Legislativo.

A Câmara de Santarém promoveu de 8 a 13 de março a campanha “Mulheres que doam sangue salvam vidas!”, visando conscientizar sobre a importância do ato de solidariedade, além de mobilizar novos doadores para manter abastecido o estoque do Hemocentro Regional. Somente nos seis dias da campanha, compareceram 220 doadores voluntários.

Desse total, 212 foram considerados aptos para doação, sendo feita a coleta em 208 bolsas de sangue, que podem beneficiar até 832 pessoas.

A vereadora Alba Leal (MDB), idealizadora da campanha, agradeceu aos servidores por tamanha solidariedade, que sempre faz a diferença nessas ações. “Estamos muito felizes porque os servidores participaram da campanha e os que não puderam ir enviaram representantes. Superarmos a meta esperada e agrademos imensamente a todos os doadores. Vale ressaltar que 81 pessoas doaram sangue pela primeira vez”, destacou.

A assessora parlamentar Tângara Sansil estava entre os doadores. “Foi a minha primeira doação de sangue e aproveitei para levar o meu esposo, meu filho e um amigo. Reafirmo que me tornarei doadora frequente, uma vez que minha família e meus amigos, ou até mesmo desconhecidos, podem vir a precisar de sangue”, disse.

Estimulado pelo sucesso da campanha, o presidente da Câmara de Santarém, Ronan Liberal Júnior, convidou a população em geral para doar sangue e salvar vidas. “Foi uma campanha de sucesso e queremos agradecer a todos que participaram desta ação e aproveito para convidar mais pessoas para fazer a sua parte e salvar vidas”, afirmou.

O gerente do Hemocentro Regional de Santarém Joaquim Azevedo agradeceu a parceria. “Essa parceria com a Câmara de Santarém foi muito positiva. Por isso, meu agradecimento vai para todos os servidores e demais voluntários que disponibilizaram um pouco do seu tempo para doar sangue e amor ao próximo”, concluiu Joaquim.

O encerramento da campanha contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar, da primeira dama e secretária de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, do presidente da Câmara de Santarém Ronan Liberal Júnior, da Diretora Geral da Câmara de Santarém Alene Cunha, das vereadoras: Alba Leal e Adriana Almeida, da coordenadora da campanha Gabriela Regio, do Gerente do Hemocentro Regional de Santarém Joaquim Azevedo, da Assistente Social do Hemocentro Telma Suanne, do responsável técnico do Hemocentro Odilton Amaral, servidores e outros voluntários.

As doações continuam – A campanha de doação de sangue da Semana da Mulher foi encerrada, mas você ainda pode continuar ajudando a salvar vidas. Para ser um doador basta comparecer ao Hemocentro, localizado na Rua Frei Vicente, s/n, no bairro Aeroporto Velho. Atendimento de segunda a sexta-feira das 7h30 às 13h.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 quilos, estar bem de saúde e apresentar documento de identificação oficial com foto. Mais informações: (93) 99120-7170.

Por Gleicy Lira – Assessora de Imprensa da vereador Enf.ª Alba Leal