Câmara de Santarém realiza audiência pública sobre a Cabanagem

A Câmara de Vereadores de Santarém realizou nesta quinta- feira (23), Audiência Pública para discutir sobre o tema “Cabanagem”. A audiência foi uma proposição do vereador Carlos Martins (PT), como iniciativa após sanção da Lei municipal N⁰21870/2022, que reconhece o dia 23 de março como Dia da Cabanagem em Santarém.

Para a Historiadora Professora Terezinha Amorim, discutir sobre o assunto é uma forma de colaborar com a história do nosso município.

“Essa data de hoje é muito significativa e essa audiência é para fazer memória a todos aqueles que lutaram por uma sociedade mais justa, por um Pará mais igualitário e acima de tudo pelo reconhecimento do seu direito como cidadão desse país”, destacou Terezinha Amorim.

Alunos da escola Madre Imaculada também participaram da audiência e puderam entender de forma mais dinâmica sobre a história da Cabanagem.

“É tão importante para nós termos esse dia com a participação dos nossos alunos, fazer essa discussão e colaborar para que essa história seja ainda mais conhecida é muito importante. A cabanagem tem início no movimento cabano e continua se espalhando através dos professores, alunos e todos nós que defendemos a cidadania e o direito de ter direitos”, explicou o Historiador e professor da rede Estadual de Ensino, Alenilson Ribeiro.

Padre Sidney Canto, que também é historiador, participou da audiência e colaborou com muitas informações sobre essa importante data.

“Reconhecer a história em primeiro lugar não é só saber o que aconteceu no passado, mas é refletir sobre o que aconteceu e como essa reflexão ajuda o tempo presente. Nós precisamos olhar para a Cabanagem e rever o que significou esse movimento histórico, social, político e econômico para nossa Região. E é muito importante lembrar que a Cabanagem não acabou, o espírito da Cabanagem continua presente principalmente quando as pessoas vão em busca de seus direitos, em busca de realizações de vida digna para todos. Por isso é preciso entender o que levou a população do grão Pará a se rebelar contra o poder constituído em busca de melhores condições de vida, para então entendermos sobre a Cabanagem”, finalizou Padre Sidney.