Em uma tarde de glórias para o esporte santareno, os vereadores da Câmara Municipal de Santarém abriram uma nova página na história do futebol regional, com homenagens para quem contribuiu para o engrandecimento do esporte local. Foram jogadores, dirigentes, árbitros, organizadores de torneios e campeonatos, além de membros da imprensa esportiva que receberam o Mérito Futebolístico Lúcio Santarém. A proposta foi criada por meio de Resolução proposta pelo vereador Josafá Gonçalves (PL) para que, anualmente, reconheça personalidades do esporte santareno, também com a entrega do certificado “Amigos do Futebol”.
A mesa foi constituída pelo presidente da Casa Ronan Liberal Júnior (MDB); o autor da proposição vereador Professor Josafá Gonçalves (PL), que presidiu a sessão; o coordenador de Educação da Secretaria Regional de Governo Dayan Serique, que representou o secretário Henderson Pinto; o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer Ezequiel Aquino; o reitor da Ulbra Alessandro Furtado e o comandante do CPR-I Coronel Aldemar Maués. O presidente da Liga Esportiva de Santarém Sandicley Monte também esteve presente.
A viúva do principal homenageado Lúcio Santarém, Evellyn Nayara Machado, esteve presente e manifestou gratidão aos parlamentares pela aprovação unânime da comenda, idealizada pelo vereador Professor Josafá. “Dia 27 passado ele fez cinco anos de falecido e hoje estar lembrando o legado do que ele foi, é uma emoção, um privilégio. A família se sente lisonjeada. O Lúcio teve que interromper a carreira dele com 29 anos por causa da tragédia do acidente, mas ele superou e nunca saiu do meio do esporte. Então é uma honra estar aqui não apenas para ver a história do Lúcio que marcou o futebol de Santarém, mas de outros que já se foram e pelos que estão aqui que fazem a história do futebol. Isso aqui é muito gratificante”, enfatizou a viúva.
Um dos homenageados com o Mérito Futebolístico “Lúcio Santarém” foi o ex-zagueiro Odivaldo Francisco Picanço, o Darinta. “Estou muito feliz por ser homenageado em vida. Então só quero agradecer às autoridades aqui de Santarém por essa ideia e, logicamente, ficamos muito felizes pelo reconhecimento à minha carreira como jogador de futebol pelo Brasil por 26 anos como profissional. É um orgulho muito grande na minha terra, Santarém, ser homenageado”, manifestou.
A vereadora Alba Leal (MDB) fez a leitura do requerimento que originou a sessão especial, antes das homenagens para 20 personalidades com o Mérito Futebolístico e oito com o certificado de “Amigos do Futebol”. Já o vereador Carlos Martins (PT) discursou em nome dos parlamentares. Ele enfatizou que Santarém foi uma das primeiras sessões da Amazônia a ter futebol, na década de 1910. E destacou o avanço com os times femininos cada vez mais presentes nas comunidades, assim como escolinhas de futebol que, além de servirem de base para o profissionalismo, é importante instrumento de formação de crianças e adolescentes. O petista também destacou a contribuição dos homenageados com a história do município. “Que, através dessa homenagem, possamos também lembrar de darmos incentivo, estrutura e espaço para todos os nossos atuais e futuros atletas”, destacou.
Em nome dos homenageados, o radialista Peninha Povão usou a tribuna e manifestou gratidão pela inciativa da Câmara Municipal de Santarém. Mas também manifestou preocupação com a perda de campos de futebol na área urbana de Santarém. Segundo ele, foram 35 campos que desapareceram depois que surgiu o estádio Colosso do Tapajós, em 1987. “E eu faço esse apelo pra vocês vereadores para tentarem segurar alguns campos aqui em Santarém, que também estão ameaçados de desaparecer. São poucos os campos que a gente tem agora em Santarém”, enfatizou.
O representante do prefeito Nélio Aguiar, secretário Ezequiel Aquino, parabenizou os vereadores santarenos pela iniciativa de reconhecimento das personalidades do futebol local. “Esse reconhecimento para o esporte é muito bom, porque eu tenho certeza que, no ano que vem, outras pessoas também estarão aqui”, previu.
Já o coordenador de Educação da Secretaria Regional de Governo Dayan Serique parabenizou os vereadores por corrigirem a falha dos 192 anos de história da Casa, que ainda não havia prestado uma homenagem ao esporte santareno. “Porque o futebol é democrático, assim como é democrática essa Casa. Tem espaço para todo mundo. Quem não sabe jogar bola, mas entende, consegue narrar, organizar, apitar o jogo. Então, vereador Josafá, você está de parabéns por ter feito essa resgate histórico da d´vida que o Poder Legislativo tinha. E parabéns, vereador Ronan Liberal de proporcionar essas sessões”, reconheceu.
O autor da resolução que criou o Mérito Futebolístico “Lúcio Santarém” e do requerimento que originou a sessão especial, vereador Professor Josafá Gonçalves, disse em pronunciamento que a ideia da homenagem é reconhecer o empenho de todos os profissionais do esporte. “Daquele que faz a massagem para recuperar o atleta para o jogo, daqueles que procuram organizar a equipe, ou daquele que quer emocionar e usa a sua voz com a narração. Todos vocês estão de parabéns. E quero dizer que estão representando um pouco da história do futebol santareno. Que não ficou apenas em Santarém, mas para o Pará, para o Brasil e para o mundo. E tenho certeza que esse legado de todos nós vereadores que aprovamos essa homenagem, vai resgatar todos que também fizeram essa história”, garantiu.
Antes de encerrar os trabalhos, o presidente da Câmara Ronan Liberal Júnior manifestou gratidão pela presença de todos e pelo momento histórico da sessão. “Essa legislatura escreveu seu nome na história, deixando esse legado a todos que fazem o futebol no município de Santarém”, ponderou. O parlamentar também agradeceu a presença das autoridades e demais convidados, assim como a Banda do 8º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), que abrilhantou o evento.
Foram homenageados com o “Mérito Futebolístico Lúcio Santarém”
- Raimundo Nonato (Peruca)
- Francisco Rosinaldo Ferreira (Surdão)
- Arnaldo Sousa Lopes Filho (Chulapa)
- Jocirley Rodrigues do Nascimento (Baguito)
- Roberto Oliveira de Sousa (Beto Farinha)
- Zizinho Nunes Ferreira (in memoriam)
- Olivian Pereira Pinto
- Luiz Bianor de Sousa Lima
- Odivaldo Francisco Picanço (Darinta)
- Paulo Roberto Rebelo Silva
- Hélio Ferreira dos Santos Júnior
- Raimundo Augusto Cunha do Rosário (Bendelack)
- Anastácio Ribeiro de Souza (Peninha Povão)
- Joaquim Cristovam de Andrade Sena
- Emerson Figueira dos Santos
- Laurivan da Silva Vasconcelos
- Thiago Amorim
- Rosinaldo do Vale
- Adriano Guimarães dos Santos
- Cleodoberto Colares Batista (Cléo Colares)
Homenageados com os certificados “Amigos do Futebol”
- Edevaldo Santos
- Elinaldo Vasconcelos
- Jailson Júnio
- Manuel Miramar Brito Pedroso
- Daniel Feitosa
- Luís Carlos Botelho
- Claúdio Correa de Sousa
- Olinelza Pedroso Peixoto
Apenas 5 vereadores estiveram ausentes e encaminharam justificativa:
- Alysson Pontes (PSD) – Cumprindo agenda externa.
- Biga Kalahare (PT) – representando a Câmara Municipal de Santarém em Manaus, durante evento do Instituto Pró Estado do Tapajós (ICPET).
- Jandeilson Pereira (DEM) – Problemas de saúde.
- JK do Povão (PSDB) – Cumprindo agenda externa
- Júnior Tapajós (PL) – Viagem a Brasília, junto com o prefeito Nélio Aguiar, em busca de recursos para Santarém.