Câmara Municipal adota medidas mais rigorosas para evitar a Covid-19

Além da higienização das mãos e uso de máscaras, uma enfermeira realiza procedimentos e orientações aos frequentadores da Casa.

Desde que foram retomadas as atividades dos vereadores em 2021, a Câmara Municipal de Santarém vem adotando medidas mais rigorosas de prevenção à Covid-19 para resguardar, não apenas os parlamentares e servidores, mas também o público que frequenta a Casa. Com a adoção de lockdown, as ações foram ampliadas por determinação do presidente Ronan Liberal Júnior (MDB), inclusive, suspendendo os atendimentos externos.

De acordo com o presidente, as medidas não distanciaram a Câmara da população porque todos os canais de comunicação com os departamentos, setores e dos gabinetes dos vereadores foram disponibilizados para contato com o público. As sessões e reuniões estão acontecendo de forma remota desde o dia 25 de janeiro, obedecendo às determinações dos governos do Estado e do Município para conter a proliferação do vírus. “Neste momento, essa redução não impede as demais atividades parlamentares, que vão além dos dias de sessão, com o dever de fiscalizar e cobrar melhorias para a nossa cidade”, complementou, ao explicar que foi necessário reduzir para duas sessões semanais, que podem ser acompanhados pela população por meio das redes sociais da Casa.

Ronan Liberal Júnior ressaltou que o funcionamento da Câmara ficou restrito ao expediente interno, em horário reduzido e revezamento de servidores, e, obedecendo às orientações dos setores de saúde, colocando em home office quem está em grupos de risco.

Outra medida adotada este ano, além da disponibilidade de álcool em gel e máscara para os visitantes desde o início da pandemia, tem sido o controle de temperatura de todos que chegam à Casa e a sanitização semanal do prédio. “Estamos tendo todo o cuidado, com o acompanhamento de uma enfermeira para, quando o servidor entrar na Casa, verificar a sua temperatura, higienizar as mãos com álcool gel. Se precisar, nós temos esse cuidado de verificar a saturação”, explicou a diretora geral Câmara Alene Cunha.

Cleidiane Cabral é a enfermeira que realiza esses procedimentos tanto com os servidores quanto com o público em geral, que neste momento em virtude do lockdown está proibido de circular pelo prédio da Câmara. A profissional de saúde explica que disponibiliza máscaras e faz outros serviços de controle. “Estou fazendo também verificação de pressão, medição de temperatura, teste de glicemia e também faremos um acompanhamento dos funcionários que precisam de um controle mais rigoroso, como hipertensos, diabéticos, obesos e, naqueles que for detectada alguma anormalidade, estaremos realizando o teste rápido e, se for o caso, encaminhando para os procedimentos necessários no hospital”, enfatizou.

A profissional explicou ainda que as medidas também têm caráter educativo para que todos que passarem pelo procedimento sejam conscientizados da necessidade do uso de máscara e higienização para evitar a infecção pelo coronavírus.

SanitizaçãoPor determinação do presidente Ronan Liberal Júnior, também para evitar a infecção dos servidores, é realizada a sanitização semanal do prédio. A diretora geral enfatizou que o procedimento é realizado, geralmente, às sextas-feiras, após o expediente. “E aqueles que estiverem com sintomas gripais têm o respaldo para que não venham trabalhar”, destacou Alene, esclarecendo ainda que esses servidores devem procurar unidades de atendimento para que iniciem as recomendações médicas como isolamento e deem justificativa para a Casa por meio de laudos e atestados.