Câmara Municipal de Santarém faz homenagem ao Instituto Mureru Eco Amazônia

Nesta terça-feira (16), a Câmara Municipal de Santarém promoveu uma sessão especial em homenagem ao Instituto Mureru Eco Amazônia (IMEA). Participaram do momento solene coordenadores de iniciativas de formação de jovens, lideranças de todas as idades e estudantes do ensino médio e superior.

De acordo com o vereador Carlos Martins (PT), autor da sessão, o objetivo é “tratar de projetos transformadores na Amazônia. Isso faz com que os jovens tenham capacidade de organização, de transformação e motivação”, disse, acrescentando que os jovens precisam ser reconhecidos quando desenvolvem essa capacidade criativa de mudar realidades no Tapajós e na Amazônia.

Um reconhecimento ao trabalho desenvolvido por uma instituição que desde 2014 oferece formação em diversas áreas para jovens de comunidades indígenas. “Durante a pandemia os trabalhos precisaram ser adaptados o que dificultou o desenvolvimento de oficinas presenciais, principal estratégia de atuação, nós promovermos oficinas, seminários na formação de professores e jovens”, explicou Lázaro João Santana docente da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e representante do IMEA.

As ações do Instituto são desenvolvidas por meio de projetos, como “Escola D’Água” e “Rio dos Saberes”, que estimulam a preservação ambiental, estudo de mudanças climáticas, empreendedorismo tudo levando em consideração o modo de vida no interior da Amazônia. A ações desenvolvidas possibilitam oportunidades aos jovens, com empoderamento e ingresso em curso superior, além de promoverem o uso sustentável de recursos da Amazônia, como plantas, sementes, madeira, cerâmica, ervas e essências.

Lucineide Pinheiro, coordenadora dos Projetos Escola D’Água e Território Transformador do Tapajós considera importantes pautas voltadas à juventude, como investimento em lideranças e empreendedores. “O jovem na Amazônia é bastante marginalizado, ele tem poucas oportunidades, e o que nós vemos é que aqueles que estão engajados nesses projetos conseguem avançar a cada dia. Estão devolvendo para outros jovens o que eles aprenderam, se tornam inspiradores”, concluiu.

Durante a sessão, foram homenageados 15 jovens do Movimento Somos Todos Agentes de Transformação e do Projeto Transformador do Tapajós, que incentivam a inovação social e mobilizam pessoas em torno de mudanças estruturais. Samara Borari, liderança de Alter do Chão, ficou emocionada com o reconhecimento. “Sou muito grata por isso. É gratificante representar jovens e mostrar que nós somos comprometidos e podemos sim mudar gerações”, declarou.

Outro homenageado foi Henrique Ferreira, do projeto Jovens Transformadores no Rio Tapajós. Ele disse acreditar que pequenas ações podem impactar o mundo. “Participar do projeto vai muito além da transformação pessoal. A gente busca impactar outras pessoas, engajar mais jovens nas pautas socioambientais, estudantis e amazônidas”, concluiu.