Nesta terça-feira (29), a Câmara Municipal de Santarém recebeu lideranças e representantes de movimentos quilombolas e negros para a sessão alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra. A data, comemorada em 20 de novembro, reúne diferentes ações de combate ao racismo e reacende o debate sobre a chegada dos negros ao país, a escravidão no Brasil e o racismo estrutural da sociedade. “É uma forma de reconhecer as pessoas que levam essa bandeira contra o racismo, contra o preconceito”, disse o presidente da Câmara Municipal de Santarém Ronan Liberal Jr (MDB).
É o segundo ano que a Casa Legislativa realiza a sessão especial, proposta pelo vereador professor Josafá Gonçalves (PL). “Para que as políticas públicas possam chegar harmonicamente entre indígenas, quilombolas e demais grupos ou etnias”, explicou o parlamentar.
Durante o mês de novembro, várias instituições promovem ambientes de discussão e debates, entre eles a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Por isso, o presidente da comissão de Igualdade Étnico Racial da Subseção Santarém Ciro Sousa Coelho parabenizou a Câmara. “Na OAB, além dos advogados, nós temos pesquisadores, professores que também lutam por esta causa. É como se todos nós estivéssemos aqui nesse dia importante”, enfatizou.
Entre os homenageados, a Universidade Federal do Oeste do Pará, que desenvolve estratégias para tornar mais acessível o ingresso de estudantes quilombolas na faculdade. “O processo seletivo quilombola garante acesso desses estudantes em todos os nossos cursos de graduação”, explicou a vice reitora da UFOPA Solange Ximenes.
Representando as comunidades Quilombolas, seu Ademir Oliveira foi homenageado na Câmara Municipal e expressou a alegria de participar de um dia tão importante. “Nós lutamos para que o povo quilombola se sinta à vontade no lugar que é nosso”, concluiu.
Homenageados – A lista de homenageados foi definida por indicações de vereadores:
Ademir Martins de Oliveira
Ana Claúdia dos Santos Lima
Claudiana Sousa Lírio
Gilmar dos Santos Brito
João Elder de Laurindo
Josafá Gonçalves da Costa
José Carlos Lima Lopes
Maria Lúcia Capucho
Maria Neuci Santos Fernandes Dantas de Almeida
Maria Odete Simões Costa
Maria Ruth de Sousa Santos
Miriane Costa Coelho
Robinaldo Andrade dos Santos
Comissão de Promoção à Igualdade Étnico-Racial – OAB
Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS)
Movimento Negro Unificado
SEMED, através da Coordenação da Divisão de Educação Escolar Quilombola
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)