Câmara Municipal realiza sessão em homenagem ao Dia Internacional do Trabalhador

Sindicalistas e outros trabalhadores de diversos segmentos foram homenageados nesta terça-feira (03) em alusão ao Dia Internacional do Trabalhador.

A luta da classe trabalhadora pelo desenvolvimento do Brasil e os seus esforços para a garantia dos direitos trabalhistas foram celebrados nesta terça-feira (03), na Câmara Municipal de Santarém, em sessão especial referente ao Dia Internacional do Trabalhador. Na ocasião, foram homenageados 15 profissionais, além de 14 sindicatos atuantes no município.

Vereador Prof. Josafá Gonçalves

A sessão especial na Casa Legislativa foi proposta pelo vereador Prof. Josafá Gonçalves (PL) como uma forma de prestigiar a trajetória de luta e dedicação de muitos trabalhadores brasileiros, além de destacar a importância do movimento sindical para a manutenção dos direitos desses trabalhadores. “É a primeira vez, em 192 anos de história, que esta Casa realiza uma sessão especial para homenagear as pessoas que lutam pelos direitos das classes trabalhadoras. Estou muito feliz por ter proposto esta sessão e hoje participar desse momento histórico”, enfatizou Josafá.

Ao longo da sessão, foram entregues 14 honrarias para trabalhadores que desempenharam suas profissões com excelência e atuaram no movimento sindical. Diversos sindicatos de Santarém também receberam certificado da Câmara Municipal em reconhecimento às contribuições para suas respectivas categorias.

Foram eles:

Sindicato dos Taxistas de Santarém (SINTSAN),

Sindicato dos Empregados no Comércio, Hotelaria e Similares do Oeste do Pará (SINECHOPA),

Sindicato dos Condutores Autônomos de Mototaxistas (SINCAMS),

Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais (STPMS),

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Madeireiras de Santarém (SINTIMSAN),

Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão de Santarém (SINTERT),

Sindicato dos Profissionais das Instituições Educacionais da Rede Pública Municipal de Santarém (SINPROSAN),

Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública do Estado do Pará (SINTESP),

Sindicato dos Empregados no Comércio de Santarém,

Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Santarém,

Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários de Santarém,

Sindicato dos Estivadores de Santarém,

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Panificação e Confeitaria de Santarém (STIPCS),

Sindicato dos Profissionais de enfermagem, técnicos, duchistas, massagistas e empregados em hospitais e casas de saúde do Estado do Pará (SINTHOSP).

Adelson Sousa, primeiro presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão de Santarém, foi homenageado e destacou em seu discurso a importância de fomentar a união dos trabalhadores em prol do desenvolvimento de toda a classe. “É necessário que valorizemos cada vez mais os trabalhadores não somente os da categoria da Comunicação, mas de todas as classes. Por isso, devemos nos unir e lutar ao lado de nossos representantes públicos”, disse.

Para Jefferson Souza, presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação da Rede Pública Municipal de Santarém (SINPROSAN), esse é um momento de gratidão e reconhecimento para todos os presentes. “Hoje estão aqui reunidos as lideranças que construíram cada etapa da história de seus sindicatos. Estamos hoje ao lado de lideranças que representam todos os trabalhadores de Santarém e do Oeste do Pará”

A servidora Edenilza de Souza Cohen, atuante no Departamento Legislativo, recebeu também uma homenagem em reconhecimento aos anos de serviço prestados a esta Casa Legislativa.

Fizeram parte da mesa diretora: Sandra Amaral Santana, Secretária da SEMTRAS e neste ato representando o Prefeito Nélio Aguiar, juíza do trabalho Giovanna Correa Morgado Dourado,  diretora do Fórum Trabalhista de Santarém, Júnior Moreira, presidente da Comissão de Direito do Trabalho/ OAB-Santarém, Carlos Edilson de Matos Silva, chefe de Inspeção do Trabalho da Gerência Regional do Trabalho de Santarém, Telmo Moreira Alves, médico do trabalho representando o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Jefferson Souza, presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação de Santarém (SINPROSAN), Tenente Gouveia, representando o 8º BEC e o Suboficial Ramon, da Capitania dos Portos.

Por Cibele Pixinine – Assessora de Imprensa do vereador Prof. Josafá Gonçalves.