Câmara no momento histórico: vacina contra a Covid-19 chega a Santarém, e vereadores acompanham o ato no Aeroporto Maestro Wilson Fonseca

0

O desembarque das primeiras doses do imunizante, em Santarém, chegaram ao terminal aeroportuário por volta das 10h da manhã desta terça-feira (19/01).

Um drama do passado e, infelizmente, ainda do presente, está por ser resolvido. Pelo menos é o que se espera com a imunização da população contra o novo coronavírus, causador da Covid-19. E essa ponta de esperança ficou mais latente em Santarém, na manhã desta terça-feira (19/01), quando chegaram ao Aeroporto Maestro Wilson Fonseca, as 6.475 doses da vacina da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, enviadas ao município pelo Governo do Estado.

O presidente da Câmara Municipal de Santarém Ronan Liberal Jr. (MDB) e os pares Alysson Pontes (PSD), Erasmo Maia (DEM), Júnior Tapajós (PL) e Silvio Neto (DEM), estiveram presentes nesse momento ímpar da história do município. Para Ronan, a chegada do imunizante ao município representa a esperança de dias melhores, de fortalecimento nesse combate à pandemia.

“A gente quer agradecer ao governador Helder Barbalho por todo o empenho, junto ao Governo federal, em estar propiciando este momento para Santarém. Hoje é um marco muito importante de enfrentamento e esperança nesse combate contra a Covid-19, que infelizmente ceifou muitas vidas não somente no município na região no estado e no mundo”, ressalta.

 

O parlamentar observou, por outro lado, que o fato de as vacinas começarem a chegar, não “descarta o uso das máscaras, instrumento necessário para evitar essa propagação da doença, uso de álcool em gel e toda essa assepsia que é necessária para combater esse vírus”. O presidente destacou ainda que a Câmara acompanha e fiscaliza de perto as ações do Executivo no combate ao novo coronavírus, o que deverá, de acordo com ele, continuar ainda mais forte com a formação da Comissão de Saúde.

Governo do Estado – Aline Cunha, coordenadora do 9º Centro Regional da Secretaria Estadual de Saúde, disse que “a expectativa é grande em todo o Estado do Pará, e agora em Santarém. E o 9º Centro Regional também está com essa expectativa muito positiva em relação aos nossos 20 municípios da região do Baixo Amazonas e Tapajós, que estão recebendo as vacinas contra a Covid-19, nesse momento histórico para o Estado”.

O secretário regional de governo Henderson Pinto falou também da satisfação de fazer parte desse momento histórico. “Muito esperado por todos nós, sob a coordenação do governador Helder. Hoje, já começa esse processo de distribuição, fazendo o lançamento dessa campanha de vacinação, da população aqui da região. Um momento histórico que ficará marcado para sempre na nossa mente”. Ele frisou ainda que a Sespa, juntamente com a Polícia Militar, organizou todo o processo de segurança e distribuição das vacinas.

O governador Helder Barbalho participa, às 14h, no Asilo São Vicente de Paulo, da primeira vacinação em Santarém, em um idoso. Desde a segunda-feira (18/01), quando as primeiras doses da vacina desembarcaram no Pará, o chefe do Executivo tem acompanhado o trabalho de distribuição e aplicação dos imunizantes.

PrefeituraA secretária municipal de Saúde Marcela Tolentino também demonstrou entusiasmo. “É uma vacina esperada há muito tempo com muita ansiedade, a gente está muito satisfeita de receber essa vacina aqui no aeroporto. É o início de uma campanha muito importante para a nossa sociedade”, destacou a ex-vereadora, que acrescentou ainda que a vacinação será realizada em várias etapas. “A primeira etapa é para os trabalhadores da saúde. Amanhã [quarta-feira (20/01)] vai iniciar pelo público alvo, que faz atendimento aos que estão internados e na Cemei Paulo Freire.  A gente vai informando o tempo inteiro para as mídias”. O prefeito Nélio Aguiar também esteve presente na recepção à carga de vacinas.

Por Jefferson Santos – Jornalista da ASCOM/CÂMARA com a colaboração de Alene Cunha (diretora geral) e Cleliane Garcia (chefe de Cerimonial)

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade