Carlos Martins destaca investimentos no setor agrário.

Nesta segunda-feira (29), na Câmara Municipal de Santarém, o vereador Carlos Martins (PT) repercutiu os resultados da visita do Ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar Paulo Teixeira, que esteve na região no fim de semana. Entre os itens apontados durante o encontro está a reestruturação do Incra.

O petista enfatizou que órgãos ambientais também enfrentaram dificuldades de atuação e pouco avançaram no governo passado. “Resultado disso é a dificuldade do pequeno agricultor de manter e produzir para abastecer o mercado”, declarou Carlos Martins, que também acrescentou que falta assistência técnica e financiamento, além de outras carências.

O ministro também anunciou um Plano de Ação para o Pará na área da reforma agrária e fortalecimento da agricultura familiar. Serão, ainda, intensificadas análises de demarcações de terras indígenas, outra área que ficou praticamente estagnada.

Outro compromisso firmado durante a visita foi o Plano Safra, com juros menores para aumentar a produtividade do campo, além, do reflorestamento produtivo, com sistemas agroflorestais que garantem a produção agrícola e mantêm a floresta em pé. Carlos Martins lembrou da Resex, que tem capacidade de produção de essências e óleos a base de amêndoas, sementes e castanhas. “Fiquei feliz com o anúncio da Cop30 em Belém, aqui no Pará, vamos mostrar que podemos cuidar da floresta e do povo”, concluiu.