Carlos Martins destaca preocupação com pacientes de Covid que desenvolvem insuficiência renal

Na sessão desta quarta-feira (10), o vereador Carlos Martins (PT) destacou a preocupação com os pacientes de Covid -19 que desenvolvem problemas renais. O vereador reforçou o alerta feito pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em relação aos cuidados necessários com a Covid-19 e as sequelas da doença, capaz de provocar insuficiência renal nos pacientes.

“Agora a variante do vírus se manifesta com casos mais complicados, que podem necessitar de hemodiálise. E nós também temos limites para a execução desse serviço, e é necessária a consciência da população, e maior fiscalização em relação às medidas restritivas para evitarmos que aumente o número de casos graves. Nós não queremos que além de fila de espera para transferência para leitos de UTI, que a nossa população também enfrente filas para o serviço de hemodiálise”, finalizou Carlos Martins.

No HRBA, houve aumento no número de pacientes em tratamento de Covid, que apresentaram insuficiência renal aguda e precisaram de hemodiálise. Em 2019, foram realizadas 606 sessões de hemodiálise na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Em 2020, as sessões chegaram a 1.307, com aumento expressivo nos meses de pico da pandemia na região: maio, junho e julho.

Por Keliane Tomé – Assessora de Imprensa do vereador Carlos Martins