Durante a sessão desta segunda-feira (12), o vereador Carlos Silva (PSC) fez uso da tribuna para fazer um alerta sobre casos de poluição sonora, que vêm crescendo Santarém e seguem descontrolados. Segundo ele, são diversas ligações que recebe de vários moradores da cidade de Santarém, reclamando da falta de respeito por parte de quem coloca caixas de som no volume máximo em suas residências e bares, desrespeitando o limite de horário e de volume.
Em virtude dessas reclamações, Carlos Silva protocolou na Câmara Municipal de Santarém uma indicação, direcionada à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) e à Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), para que possam realizar, em conjunto, a Operação Silêncio, com o objetivo de inibir a poluição sonora em bares, residências e também retirando descargas adulteradas de veículos, para que seus condutores trocam para fazer um barulho absurdamente mais alto.
O vereador ressaltou que, quanto à perturbação de sossego alheio, segundo a Lei de Contravenções Penais nº 3.688/41, o criminoso estará sujeito a prisão de 15 dias a 3 meses, seja o incômodo através de uma festa noturna, uso de instrumentos musicais ou qualquer forma de barulho. “Só esse final de semana eu perdi as contas de quantas mensagens de texto e ligações recebi de moradores atordoados com tanto barulho. Pessoas de bem, pais e mães de famílias, trabalhadores que querem ter uma noite de sono proveitosa para acordarem no outro dia e poder trabalhar. Tiveram relatos até de pessoas que estão com sua saúde comprometida, por conta de tanto barulho”, complementou.
Por Heloisa Pinheiro – Assessora de imprensa do vereador Carlos Silva.