Comunidade do Lago Grande está sem água e energia elétrica e pede ajuda do vereador Biga

O vereador Biga Kalahare (PT) esteve visitando, nesta quinta-feira (20) a comunidade Murui, na região da Lago Grande. Os comunitários reclamam da falta de assistência do governo para resolver o problema no fornecimento de energia elétrica para o microssistema de abastecimento de água para as famílias.

O microssistema foi instalado em 2019 pelo Projeto Saúde e Alegria (PSA) e funciona com a ajuda de placas solares que captam energia do sol para que a água chegue até as residências. Porém, quando chove ou fica nublado, quase 200 moradores ficam sem água, porque não há como recarregar os painéis.

A presidente da Associação Comunitária de Trabalhadores Agroextrativista Murui – Lago Grande (ASQUITAM), relatou que a comunidade está nessa situação precária pela falta de assistência do governo. “Logo quando foi entregue o nosso microssistema o prefeito disse que com dois meses iria ligar a energia, mas até agora nada”, reclamou.

O microssistema foi construído há um quilômetro da Comunidade, bem próximo à rede de energia elétrica. O vice-coordenador do microssistema Josué Paes, ressaltou que, quando não há abastecimento, os moradores são obrigados a recorrem aos igarapés. “Não é uma água potável para tomar banho, e muito menos para fazer comida. A comunidade fica muito esquecida por parte do governo. É um projeto muito bom para a comunidade, mas infelizmente está inacabado”, ressaltou.

O vereador Biga Kalahare, entende que o problema é fácil de ser solucionado. “Acredito que falta empenho do governo para resolver essa situação. A rede de energia passa ao lado do microsistema e eles não têm uma ligação? Isso é um absurdo! Vamos buscar soluções para a comunidade”, garantiu.

Os comunitários também relataram outros problemas, como a falta de Agente Comunitário de Saúde (ACS). E também reclamaram da cobrança na taxa de iluminação pública na conta de luz, o que eles consideram injusta porque não há esse serviço na comunidade.

Biga Kalahare assegurou que buscará informações sobre as questões tratadas.

Por Daína Aben-Athar – Assessora de Imprensa do Vereador Biga Kalahare