Covid-19: Professor Josafá pede da Sespa prioridade para a vacinação de profissionais da Educação

0

O parlamentar recebeu apoio de trabalhadores no ensino público e privado, preocupados com o alto índice de mortes desses profissionais

 Na sessão remota ordinária da Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (12), o vereador Professor Josafá Gonçalves (PL) solicitou, por meio do requerimento n°584/2021, a priorização dos profissionais da educação de Santarém na vacinação contra a COVID-19. O pedido será encaminhado para a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA), a fim de que as providências necessárias, junto ao cronograma do Plano Estadual de Imunização, sejam adotadas.

O requerimento atende às reivindicações de entidades, como o Sindicato dos Profissionais de Educação de Santarém (SINPROSAN), o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública do Estado do Pará (SINTESP- Núcleo de Santarém), o Sindicato dos Professores no Estado do Pará (SINPRO) e Associação de Escolas Particulares (ASSEP).

“Não queremos menosprezar as outras classes trabalhadoras, mas insistimos nessa demanda, porque o número de professores e outros profissionais da educação acometidos pela COVID é muito preocupante. No dia 23 de abril, a Comissão de Educação da Câmara Municipal irá participar de uma audiência com o Ministério Público (MP – PA) para mostrar os dados alarmantes que nos foram repassados pelos sindicatos e representantes da área: cerca de 50 profissionais da educação santarena foram vitimados pela COVID ao longo de um ano de pandemia. Desse total, 23 estavam em atividade”, comentou o vereador Josafá durante a sessão.

Ainda de acordo com o parlamentar, o sistema remoto de aulas prejudica o trabalho de muitos professores, principalmente daqueles que atuam na educação infantil.  Ele entende que acarreta graves consequências para o aprendizado e só poderá ser solucionada, de forma segura e efetiva, com a vacinação de todos os profissionais do setor.

O requerimento foi aprovado com unanimidade e outros parlamentares manifestaram o seu apoio. O Vereador Dr. Carlos Martins (PT) pediu para subscrever o pedido e parabenizou o colega parlamentar pela iniciativa. “Manifesto a minha solidariedade e apoio à categoria dos professores. Eu acredito que agora, quando terminarmos os idosos, vamos entrar em uma segunda fase, que irá incluir as pessoas com morbidades, os agentes de segurança pública e os profissionais da educação. As escolas não podem mais parar e com os professores vacinados, o retorno às aulas será muito mais tranquilo e seguro.”, afirmou.

Por Cibele Pixinine – Assessora de Imprensa do vereador Prof. Josafá Gonçalves

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade