Erasmo Maia destaca chegada de asfalto no Planalto Santarem-Cuiabá

“Estamos trabalhando nesse sentido para promover o trabalho, para que essas comunidades possam se desenvolver com qualidade de vida, segurança, dando melhores condições”, disse o parlamentar.

Durante seu tempo de tribuna nesta segunda (3), na Câmara Municipal de Santarém, o vereador Erasmo Maia (União Brasil), festejou o início do asfaltamento, um compromisso do ex-deputado José Maria Tapajós, atual secretário de governo, através de uma emenda parlamentar que vem atendendo a comunidade do Tabocal.

“Nesta semana que passou iniciaram as obras, contrato com a empresa Constru Norte, que, de acordo com nossos registros, é o primeiro metro de asfalto a ser colocado na região do Planalto, a partir da zona urbana da nossa cidade. São investimentos que vão potencializar e dar mais segurança às famílias que lá estão”, enfatizou.

O parlamentar destacou que já iniciou estudo para que as comunidades São José, Cipoal e Tabocal, que estão em processo acelerado de urbanização passem da condição de Comunidade para Vila, uma vez que já apresentam características de cidade (serviços de coleta de lixo, educação de boa qualidade, abastecimento de água, manutenção de ruas…). “Estamos trabalhando nesse sentido para promover o trabalho para que essas comunidades possam se desenvolver com qualidade de vida, segurança, dando condições para que não falte coleta de lixo, unidades básicas possam funcionar como imaginamos. Nós temos três unidade básicas de saúde nessas comunidades. Cada uma funciona com independência, e é muito importante que a gente cuide para que não haja problemas futuros com relação à população do planalto”, acrescentou.

Perigo – Erasmo também lamentou a morte de Francisco Queirós, morador da comunidade do Cipoal, ocorrida na rodovia BR-163 na Serra Piquiatuba, solidarizando com os familiares e amigos. O parlamentar aproveitou o momento para reforçar providências que já haviam sido tratadas junto ao DNIT com relação a pontos críticos da via. “Algumas vidas se foram ali naquela rodovia. Sabemos que o fluxo de veículos aumentou substancialmente, principalmente de carretas e, se não tomarmos providências, a situação não vai melhorar. Já estamos tratando junto ao DNIT sobre a duplicação de parte da rodovia e manutenção preventiva de emergência do acostamento, dando mais segurança às pessoas que transitam por ali, aos ciclistas e pedestres principalmente nessas comunidades que estão em processo de urbanização”, afirmou.

Uma das propostas discutidas junto ao DNIT, prefeito Nélio Aguiar, deputados federais José Priante (MDB) e Henderson Pinto (MDB) e secretário José Maria Tapajós seria a devolução de parte da rodovia que foi entregue ao município, exatamente o ponto onde vai encerrar a duplicação, da avenida Tancredo Neves até a serra da Piquiatuba, e uma duplicação nesse trecho evitaria muitos acidentes.

Por Sara Evelyn – Assessora de Imprensa do vereador Erasmo Maia.