Escola do Legislativo da Câmara de Santarém encerra 2023 com mais de mil participações

Escola do Legislativo trabalha a capacitação.

A Escola do Legislativo Professor Raimundo Navarro dos Santos, da Câmara Municipal de Santarém, desenvolve diversas atividades voltadas para a formação e capacitação dos legisladores e servidores, abrangendo temas como processo legislativo, gestão pública, cidadania e inclusão. As ações abrangem cursos, palestras e oficinas promovendo o aprimoramento contínuo dos membros do legislativo, bem como estudantes e cidadãos que tenham interesse em participar.

Visitas ao Memorial Hélcio Amaral.

Fica sob a responsabilidade da Escola do Legislativo as ações e visitas ao Memorial do Legislativo Hélcio Amaral, e durante o ano de 2023 recebeu diversas escolas, universidades e esteve aberta ao público em geral. O Memorial do Legislativo é uma fonte valiosa para compreender a evolução política e social de Santarém e serve como referência aos cidadãos interessados na trajetória e impacto das políticas públicas no âmbito municipal.

Em 2023, a Escola do Legislativo da Câmara de Santarém teve 1.285 participações em cursos, palestras, oficinas e visitas no Memorial do Legislativo. Destacamos os cursos e oficinas de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, que foi ofertado para aproximadamente 200 alunos. A Oficina Marcos Jurídicos, que foi promovida em  parceria com o Interlegis do Senado Federal, discutiu a atualização da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara. O Curso “A Arte de Falar em Público no Século XXI” levou mais de 250 alunos a se qualificarem e vencerem o medo de falar em público. Todas as atividades da Escola do Legislativo são gratuita para os servidores e cidadãos.

Ednairo Barbalho recepciona os visitantes.

“A Escola tem sido uma ferramenta de qualificação e participação do cidadão na Câmara Municipal. Os eventos promovidos conseguem atrair estudantes, servidores públicos e tem tido uma grande aceitação” destacou Ednairo Barbalho, diretor da Escola. “Dessa forma, a Câmara Municipal contribui para uma sociedade mais engajada, consciente e apta a influenciar positivamente as decisões políticas, consolidando os princípios fundamentais de uma democracia saudável, inclusiva e participativa”, finalizou.