Vereador destaca a importância do esporte, aliado à educação, para a formação de crianças e adolescentes.
Na 22ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Santarém, realizada nesta segunda-feira (22), o vereador Professor Josafá Gonçalves (PL) protocolou Indicação e Requerimento que visam estimular a prática esportiva. A Indicação n° 043/2021 solicita que o imóvel conhecido como área do 8°BEC – localizado na Av. Haroldo Veloso entre Av. Turiano Meira e Av. Diamantino – se torne um local público municipal voltado para a realização de atividades sociais e esportivas. Já o Requerimento n°382/2021 versa sobre a construção de um ginásio poliesportivo para a EMEIEF Frei Miguel Kellett, que seria instalado no mesmo terreno reivindicado pelo parlamentar.
Com o objetivo de ampliar as atividades esportivas e sociais já realizadas no terreno localizado na Avenida Haroldo Veloso, Professor Josafá elaborou Indicação que pede que o local seja do município. Há mais de 40 anos, a área é utilizada pela Comunidade Esportiva do Bairro Interventoria, que desenvolve ações para jovens carentes, por meio do Projeto Velosão.
A expectativa do parlamentar é que, ao se tornar um local público, seja possível ampliar as atividades e impactar a vida de mais jovens da região. “É mais do que justo que a própria Prefeitura de Santarém reconduza essa área para que, assim, possa ser feito ali um campo de futebol, por exemplo. O espaço é muito grande e pode ser usado para fomentar o desporto santareno”, comentou o vereador.
Da mesma forma, Professor Josafá reivindica a construção de um ginásio poliesportivo para a Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Frei Miguel Kellett, no bairro da Interventoria. Atualmente, não há um espaço próprio e adequado para a prática da disciplina de Educação Física e outros eventos internos da escola. “O espaço citado anteriormente na minha Indicação poderia abrigar também a construção de um ginásio poliesportivo que atenderia os cerca de 450 alunos da Escola Frei Miguel Kellett”, afirmou o parlamentar.
De acordo com informações cedidas pelo diretor da instituição, a falta desse espaço tem causado transtornos para a comunidade escolar que se vê obrigada a realizar algumas de suas atividades em locais cedidos por entidades ou outras instituições.
Por Cibele Pixinine – Assessora de imprensa do vereador Prof.º Josafá Gonçalves