Inclusão e amor: palavras são os destaques da sessão alusiva ao Dia Mundial de Conscientização ao Autismo

0

O plenário Vereador Benedito Magalhães, da Câmara Municipal de Santarém, ficou colorido e cheio de afeto e respeito por uma causa: Autismo. Foi a sessão especial realizada, na tarde desta terça-feira (19), em alusão ao “Dia Mundial de Conscientização ao Autismo”, requerida pelo vereador Enf.º Murilo Tolentino (PSC) que, ao lado do presidente Ronan Liberal Jr. (MDB), compôs a mesa oficial, juntamente com especialistas e representantes de instituições e grupos voltados aos cuidados com autistas no município, dentre os quais o secretário regional de governo Alexandre Maduro, a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Sandra Santana, a presidente da Comissão de Saúde da OAB/Santarém Giane Vinhote, a presidente da APAE Jacirene Façanha e a representante do grupo no Whatsapp de mães de autistas/TDAH Vanda Feleol.

Presidente da Câmara vereador Ronan Liberal Jr. não apertou a campainha em respeito ao silêncio, que é uma das medidas para evitar perturbar uma pessoa autista.

A tradicional campainha que abre as sessões não foi usada desta vez, um dos detalhes, vistos durante a solenidade, de exemplo do respeito que os autistas merecem. Isso foi colocado nas palavras iniciais, pelo presidente, o qual destacou ainda a relevância da sessão e da Casa para a luta dos direitos das pessoas com esse espectro.

 

Vereadora Enf.ª Alba Leal leu o requerimento que originou a sessão especial.

Em seguida, Ronan passou a presidência da mesa dos trabalhos da sessão ao vereador Murilo, que logo repassou a palavra à vereadora Enf.ª Alba Leal (MDB), responsável pela leitura do Requerimento 724/2022, originário da sessão especial e aprovado por unanimidade pelo plenário.

A Casa Azul, enquanto uma importante instituição de acolhimento e trabalho com autistas em Santarém, fez participações especiais na sessão. Crianças e adolescentes atendidos pela entidade realizaram apresentações musicais e de dança, incluindo a entoação do hino da instituição.

Cinco instituições receberam certificados em agradecimento ao trabalho que desenvolvem com autistas em Santarém.

E juntamente com a Casa Azul, mais quatro instituições receberam homenagens pelos serviços que prestam em nome da causa: APAE, Grupo de Aplicativo de Mensagens Autismo/TDAH, Seduc, por meio da direção da Educação Especializada, Escola Terapêutica “Os Notáveis” e Associação de Pessoas com Necessidades Especiais do Tapajós.

Lucas Gabriel, 11 anos, é autista e falou em nome das pessoas com o espectro.

Além disso, a sessão ficou marcada pelas palavras que direcionaram, sobretudo, à inclusão das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Uma delas foi de um autista. Lucas Gabriel Ferreira Marinho disse com todas as letras e de forma objetiva: “tive muitos problemas na minha vida, esses problemas sumiram, consegui melhorar, evoluí muito”, relatou o menino ao falar da experiência, em que teria recebido um diagnóstico médico que o colocava como incapaz de se desenvolver intelectualmente.

Adriana de Carvalho, proprietária da escola “Os Notáveis”, enfatizou em sua fala, principalmente, a inclusão, que, de acordo com ela, “não é colocar, é respeito, é oportunizar a todos, seja ele quem for. A inclusão é respeito, e mais do que respeito, é oportunidade e amor. Amor a si próprio e ao outro”.

 

Alexandre Maduro, secretário regional de governo do Oeste do Pará e do Baixo Amazonas.

Alexandre Maduro, por sua vez, se disse honrado em retornar à Casa de Leis para tratar de um tema tão importante. “Precisamos sensibilizar a sociedade de que o autismo não é uma doença, e sim um transtorno do neurodesenvolvimento, que prejudica o desenvolvimento, verbal ou não-verbal, de uma pessoa. Precisamos de inclusão e não de preconceito. Me coloco à disposição para que possamos, em conjunto, discutir esse grande tema, para, em parceria, buscar apoio de políticas públicas que tragam resultados efetivos”, enfatizou.

Marco Antônio, 37 anos, é pai de uma menina autista e recebeu, recentemente, o diagnóstico de autismo.

“Neuropediatra para diagnosticar as crianças”. Foi o pedido de Marcos Vinícius, pai autista de uma menina autista de oito anos. Tal como são os autistas, ele foi autêntico e sincero ao expor sua opinião. “Já tive relatos de mães que não conseguem o profissional que emita o laudo”, completa.

 

Vereador Enf.º Murilo Tolentino.

“Onde puder ir, vocês têm um vereador que vai lutar por essa causa. A política de saúde tem que chegar para todos”, conclamou Murilo Tolentino.

Dia Mundial de Conscientização ao Autismo – a data específica que remonta, no mundo, ao Transtorno do Espectro Autista é 02 de abril, mas durante todo o mês são organizadas ações que retratem a importância de falar e agir pela causa. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2008. Neste ano, o tema é “Lugar de autista é em todo lugar”.

 Por Jefferson Santos – jornalista da Ascom da Câmara Municipal de Santarém

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade