Josafá Gonçalves leva ações de saúde, cidadania e esporte a comunidades quilombolas

0

As atividades, realizadas em parceria com a Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS), iniciaram no último sábado, pela Comunidade Mururumu. 

 

Os moradores da comunidade Murumuru, localizada na região do planalto, receberam ações de saúde e cidadania, além de torneio de futebol no último sábado (30/10). O evento ocorreu na Escola Municipal Afro Amazônida, onde foram atendidas pessoas também de localidades adjacentes.

Durante a ação social, foram realizados atendimentos de enfermagem, como testes de glicemia e aferição de pressão arterial e temperatura; além de serviços odontológicos, como extração dentária e limpeza bucal. Os serviços de enfermagem foram executados por profissionais voluntários do Projeto OMULU – Terra de Quilombo e a ação odontológica por acadêmicos supervisionados do curso de odontologia da UNAMA.

Na área de cidadania e assistência social, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) disponibilizou os serviços de inclusão, atualização e recadastro do Cadastro Único (CadÚnico), além de atendimento psicossocial com a presença de psicólogo e assistente social. Os comunitários puderam contar também com orientação jurídica gratuita, que foi realizada voluntariamente pelas advogadas Elisabeth Rabelo e Taís Aguiar.

Professor Josafá destacou a importância de construir parcerias em prol do benefício das comunidades quilombolas. “O nosso gabinete, em parceria com a FOQS, o Projeto OMULU, a Semtras, universidades santarenas e uma equipe jurídica conseguiu construir essa ação social que hoje ocorre no Murumuru. Acredito que somente assim, com trabalho em equipe e articulação em prol do coletivo, podemos construir ações que irão beneficiar todos os comunitários, que infelizmente carecem de serviços básicos”, comentou.

Além da ação social, a data também foi marcada pela abertura da I Copa Quilombola, evento esportivo promovido pelo vereador e pela FOQS. O campeonato visa integrar as comunidades quilombolas do município e conta com a participação de 8 territórios, representados por 3 times cada, incluindo equipes de futebol masculino e feminino. Participaram do torneio de abertura do planalto, as comunidades: Bom Jardim, Murumurutuba, Tiningu e Murumuru.

“Queremos que os territórios quilombolas mostrem suas tradições e cultura. A integração entre os territórios é muito importante, porque somente com a união vamos conseguir transformar a realidade das pessoas. Acredito que futebol é uma ferramenta capaz de promover essa integração que tanto desejamos”, destacou o Professor Josafá.

As atividades esportivas seguem, no próximo fim de semana, dia 07 de novembro, para a comunidade quilombola de Nova Vista, região de várzea, que também irá sediar um torneio de abertura. As partidas da I Copa Quilombola irão se estender ao longo do mês de novembro e serão realizadas em diversos territórios quilombolas. A grande final está prevista para 12 de dezembro.

Por Cibele Pixinine – Assessora de Imprensa do vereador Josafá Gonçalves

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade