Em sessão ordinária nesta segunda-feira (17) na Câmara Municipal de Santarém, o vereador Professor Josafá Gonçalves (PL) mostrou preocupação quanto à disseminação de informações falsas nas redes sociais. E falou um possível fato envolvendo estudantes da Escola Ubaldo Corrêa, ocorrido na última sexta-feira (14), de que alunos estariam portando um simulacro dentro das dependências da escola.
“Nós gostaríamos de fazer alguns esclarecimentos muito importantes à respeito das fake news que são, em sua maioria, realizados por alguns blogueiros em nossa cidade. Um determinado blogueiro fez algumas publicações de inverdades. Nas redes sociais foram divulgadas fotos e informações envolvendo alunos da escola Ubaldo Correa, dando conta de que uma arma de brinquedo teria sido encontrada na escola, e que a escola não teria tomado nenhum posicionamento relacionado ao caso, inclusive omitindo informações. Eu, como professor do Ubaldo, quero dizer que as informações são inverídicas, nenhum alunos foi detido pela polícia, e, em nenhum momento, a diretora da escola Wândria Patrícia se omitiu a respeito do caso. E importante que a gente esclareça isso para depois as pessoas de bem que tem contribuído com a sociedade não sejam tachados ou reprimidos pela sociedade”, explicou o vereador.
O parlamentar informou que todas as medidas cabíveis foram tomadas pela gestora da escola. “Foi um caso isolado com três alunos. O simulacro foi encontrado em um terreno baldio ao lado da escola. Nossa diretora tomou os procedimentos cabíveis, chamando os responsáveis das crianças, a viatura da polícia militar que à frente da escola também foi acionada. Foram repassadas as informações e os dados, e nenhum dos garotos, que são menores de idade, foram detidos pela polícia. A direção fez todos os procedimentos legais e jurídicos para que os mesmos fossem responsabilizados pelos fatos ocorridos naquele momento”, explicou.
Requerimentos aprovados – Durante a sessão, o parlamentar também apresentou requerimento à Secretaria Municipal de Saúde para a contratação de um ACS para a comunidade Vila Amazonas, região do Arapixuna. Em outro documento, Josafá pede à Equatorial Energia a instalação de um transformador para atender a comunidade Vila Amazonas, região do Arapixuna. Todos os requerimentos foram aprovados.
Também durante a sessão de segunda-feira (17), o plenário também aprovou pedido do vereador Professor Josafá para a realização de uma audiência pública, dia 17 de maio, às 9h para debater sobre espaços para realização de práticas esportivas no município de Santarém. “Essa Audiência Pública tem como objetivo debater sobre espaços adequados para as práticas esportivas em nosso município, visto que muitos campos de futebol, que tradicionalmente são utilizados principalmente nas comunidades estão sendo arrendados para que sejam utilizados para outras atividades. Deixando as pessoas sem um local para as práticas esportivas”, finalizou.
Por Marina Bandeira – Assessora de Imprensa do vereador Profº Josafá Gonçalves