Lotação da UPA 24h preocupa Enfermeira Alba Leal

Durante discurso na tribuna da Câmara Municipal de Santarém, na sessão desta quarta-feira (22), a vereadora Enfermeira Alba Leal (MDB) informou que esteve realizando uma visita à Unidade de Pronto Atendimento-UPA 24 horas onde constatou diversas situações preocupantes, principalmente com relação a grande quantidade de pessoas no estabelecimento de saúde, ocasionando superlotação. “Eu estive na Upa e está insuportavelmente lotada, a sala amarela a lotação é para 15 pacientes, na última terça-feira estava com 26. A sala de trauma que era para 8 pacientes, na nossa visita tinha 12. Está supe lotada e mais pacientes com fratura exposta chegam diariamente na UPA”, ressaltou.

A vereadora enfatizou que a UPA não é uma unidade de internação, mas que, em virtude do incêndio ocorrido no Hospital Municipal de Santarém, tornou-se necessária a utilização do local para a internação dos pacientes. Alba também falou da preocupação com o abastecimento do estoque de medicamentos da unidade. “Eu queria pedir para nossa secretária de saúde para ficar atenta ao estoque de medicamentos na Upa, medicamento para dor não pode faltar para esses pacientes. A gente sabe que com o grande número de pessoas é essencial que a farmácia esteja abastecida”, enfatizou.

Alba sugeriu ao Comitê Gestor do HMS, PSM e UPA 24 horas para que encaminhe um relatório ao Ministério Público Estadual, informando que o tomógrafo está em atividade no Hospital Municipal de Santarém, pois o mesmo possui um padrão de energia independente do que é utilizado pelo Hospital. “Nós constatamos na UPA vários pacientes aguardando por tomografia, uma paciente em boas condições clínicas estava aguardando por uma tomografia de crânio há seis dias, ocupando um leito e outros que necessitavam do leito estavam em poltrona, fora outros pacientes que estavam na fila de espera. No Hospital Regional o serviço é agendado e a gente sabe que muitos pacientes são atendidos lá, por isso a demora, mas o tomógrafo do municipal está a disposição para uso, pois possui um padrão independente, faltando somente autorização do MP para que seja liberado”, explicou.

A vereadora falou também sobre o exame de cintilografia, que não é mais realizado em Santarém após a única clínica especializada encerrar as atividades no município, o que tornou um acúmulo muito grande de pacientes aguardando vaga por tratamento fora do domicílio para fazer o procedimento.

Por Marina Bandeira – Assessora de Imprensa da vereadora Alba Leal