Martins reforça Campanha Março Lilás para a saúde da mulher

Na sessão desta terça-feira (19), na Câmara Municipal de Santarém, o vereador Dr. Carlos Martins, líder do PT na Casa, reforçou na tribuna a “Campanha Março Lilás – Saúde Feminina e Prevenção do Câncer de Colo do Útero”. O parlamentar demonstrou preocupação com os dados de exames de Papanicolau (que ajudam a detectar a infecção causada pelo HPV e possíveis alterações no colo do útero) realizados em Santarém nos últimos anos.

“Neste mês de março nós precisamos conscientizar, falar sobre esse assunto para que as mulheres possam buscar a prevenção. Em 2022 a meta era garantir que 80% das mulheres com idade de 25 a 64 anos pudessem realizar os exames preventivos, mas só conseguimos alcançar 13%”, explicou Carlos Martins.

Doutor Carlos Martins, que é médico, explicou que o câncer do colo do útero, também conhecido como câncer cervical, é causado pela infecção persistente do vírus do HPV, o Papilomavírus Humano, que pode provocar alterações celulares que aumentar as chances do desenvolvimento do câncer do colo do útero. Ainda segundo o vereador, outros fatores podem favorecer o desenvolvimento desse tipo de câncer, como outras DSTs, tabagismo e várias gestações.

A principal forma de prevenir o câncer de colo do útero é através do exame papanicolau, que mostra se há alguma infecção ou variação. Apesar de ser uma doença grave, quando o diagnóstico é precoce, as chances de cura são grandes. Com os exames realizados de forma periódica, é possível identificar o tumor ainda em fase inicial, melhorando as chances de sucesso no tratamento.

Por Keliane Tomé – Assessora de Imprensa do vereador Carlos Martins