Pastor Ângelo destaca lobby no senado em defesa do Estado do Tapajós

O vereador Pastor Ângelo Tapajós (REP) usou a tribuna, durante a sessão da Câmara Municipal de Santarém, nesta segunda-feira (08) para falar da viagem a Brasília (DF), semana passada, para pedir apoio aos membros da Comissão de Constituição e Justiça no Senado Federal ao Projeto de Plebiscito de criação do Estado do Tapajós. A matéria deve ser votada esta semana na CCJ.

Segundo o parlamentar, a comitiva formada também pelo vereador Elielton Lira (Avante) e o presidente do Instituto Cidadão pró-Estado do Tapajós (ICPET) Jean Leitão articulou com os senadores e assessores, votos favoráveis à PDL 508/2019. “A viagem foi muito produtiva, pois visitamos vários gabinetes, conversamos com muitos parlamentares e seus assessores. Senadores Sérgio Moro (União Brasil), Damares Alves (Republicanos), Beto Faro (PT), Lucas Barreto (PSD), além de assessores do Marcos do Val (Podemos), e do Magno Malta (PL) entre outros. Alguns prometeram analisar a matéria e outros disseram que irão votar a favor”, comemorou.

Pastor Ângelo está confiante na aprovação da proposta, cujo relator, senador Plínio Valério (PSDB/AM) está comprometido com a causa. “Foram muitas conversas importantes ressaltando a importância da emancipação da região e a criação do estado do Tapajós para alavancar a economia e o desenvolvimento da região.  O PDL está pautado para ser votado nesta quarta-feira (10)”, ressaltou.

Agenda – O vereador aproveitou a viagem a Brasília para, junto com o vereador Elielton Lira, tratar dos desembargos e fiscalizações na região, junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). “Sabemos da importância disso para a nossa região. Precisamos preservar e pautar medidas que venham trazer desenvolvimento sustentável para o Oeste do Pará, completou,

Segundo Pastor Ângelo Tapajós, também houve visita à sede da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) para debater sobre várias questões. “Uma delas, a gleba do Pacoval, área conhecida como chapadão do corta corda, entre os municípios de Santarém e Prainha. Sabemos da importância dessa área para o nosso município e os conflitos que ocorrem lá. É um debate importante para essa casa, para que essa área de litígio seja regularizada o quanto antes”, finalizou.