PCdoB comemora 100 anos no plenário da Câmara de Santarém

O Poder Legislativo de Santarém, por meio do vereador Dr. Carlos Martins (PT), parabenizou o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) pelo centenário da sigla, comemorado em 2022. “Quero saudar todos presentes, principalmente a liderança do PCdoB e de outros partidos, lideranças sindicais e todos presentes nesta sessão”, enfatizou Martins ao dar início à sessão especial, solicitada por ele via Requerimento, nesta quinta-feira (28).

Vereador Carlos Martins.

Além de Carlos Martins, compuseram a mesa oficial, seu colega de bancada, o vereador Biga Kalahare, e outras lideranças políticas do município: a ex-prefeita de Santarém Maria do Carmo Martins, o presidente do PSOL Santarém Maiko Vieira, o presidente do PCdoB Santarém Anacleto Lima, Sandra Batista, representante estadual do partido comunista e Antônia Trindade, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Pará.

“O PCdoB é história mas também é juventude. Ele é um partido de resistência, mas também renovação, é o partido dos comuns que luta por uma sociedade mais justa e igualitária, onde as pessoas possam ser valorizadas não pelo que tem mas pelo que são”, destacou Carlos Martins. “É um momento de grande importância. São 100 anos de luta de um partido em favor da democracia. Menos de 40 na legalidade. Como um partido fica lutando na clandestinidade, e aqui está lutando pela democracia do nosso país”, completou.

Anacleto Lima, presidente municipal do PCdoB.

Anacleto Lima destacou que a data de comemoração de aniversário do partido é 25 de março, mas devido à extensa agenda de comemorações, em Santarém, a congratulação ficou para este dia 28 de abril. “Hoje, o PCdoB está cada vez mais presente e vivo na sociedade brasileira. Aqui completamos 15 anos. Hoje, uma data histórica em Santarém. Somos gratos pelo apoio dado, principalmente pelo vereador Carlos Martins que foi o autor do requerimento. Eu me orgulho de estar à frente deste partido”.

Ex-prefeita Maria do Carmo Martins Lima

Maria do Carmo externou a honra em ser convidada para essa comemoração, e remontou o período em que fora prefeita, em que o PCdoB sempre esteve atuante em diversas pautas, sobretudo, as de cunho social, que tratem de justiça social.

Outros participantes tiveram a vez de fala, e a sessão ficou marcada pelo enaltecimento do papel do PCdoB à democracia como um partido de esquerda que luta pelos direitos e pela igualdade social e econômica.

A sessão contou com apresentações da Filarmônica Professor José Agostinho, do Cantor Nato Aguiar e da fazedora de Cultura Priscila Castro.

Ainda durante a sessão o PCdoB homenageou dois segmentos de grande importância para a política em Santarém, as mulheres e a imprensa santarena com as comendas do mérito Eneida de Moraes e João Amazonas.

Confira os homenageados:
Maria Odete Simões da Costa