Personalidades do futebol são homenageadas com Comenda Lúcio Santarém

Uma tarde de homenagens àqueles que têm amor pelo futebol. A Câmara Municipal de Santarém promoveu, na terça-feira (13), uma sessão especial com a entrega do mérito futebolístico Lúcio Santarém. Na ocasião, 21 personalidades indicadas pelos parlamentares receberam a comenda e 32 equipes e projetos voltados para a modalidade esportiva foram certificadas como “Amigos do Futebol”.

Vereador Professor Josafá.

A comenda foi criada em 2021 por meio de Resolução proposta pelo vereador professor Josafá Gonçalves (PL) para que reconheça personalidades que contribuem ou contribuíram com a história do esporte santareno. “Em 192 anos de história desta Casa, não havia nenhuma sessão especial para reconhecimento desses atletas do desporto. E esse é o terceiro ano que nós prestamos essa homenagem a esses grandes nomes do esporte. A sessão especial com a titulação Lúcio Santarém é uma homenagem a este grande jogador, que foi o técnico campeão brasileiro da série D, deixou um legado muito grande no futebol. E nós criamos essa resolução para homenagear pessoas assim, como o nosso grande Lúcio, que são amantes do futebol”, explicou Josafá Gonçalves.

Ex-zagueiro Belterra.

Dentre os homenageados, Jorge Wanghon, conhecido como Belterra. O ex-jogador de futebol se sentiu honrado por participar desse momento especial e receber a homenagem, “Pra gente é muito importante receber ainda em vida uma homenagem como esta, com o nome de um grande jogador. Eu só tenho a agradecer a Câmara de Vereadores, em nome do vereador professor Josafá, que todos os anos realiza essa sessão. Eu joguei em Santarém somente 4 anos e em Belém por 17 anos, inclusive dividindo os campos com o Lúcio defendendo o time do Luso. Pra gente ser reconhecido pela paixão pelo futebol não tem preço”, destacou.

Ivaldo Fonseca.

O narrador esportivo Ivaldo Fonseca também foi um dos homenageados. Com mais de três décadas fazendo coberturas esportivas, o profissional não escondeu a felicidade por estar recebendo a homenagem. “Nós ficamos muito felizes por receber um reconhecimento tão grande como este, que leva o nome do Lúcio Santarém, um dos maiores técnicos que eu tive oportunidade de fazer coberturas de jogos, a maior conquista dele se consagrando campeão da série D. Eu tive o prazer de narrar esse jogo pela rádio rural. Nesses 38 anos trabalhando com futebol é uma alegria muito grande receber essa comenda, ficamos orgulhosos mesmo. Fazer coberturas esportivas é uma emoção muito grande, pois lidamos com o sentimento das pessoas, dos jogadores e conseguimos transmitir tudo isso para quem nos ouve. E isso é gratificante”, ressaltou o narrador esportivo.

Eri Guimarães.

Eri Guimarães preside a Escolinha Craque do Futuro, de Itaituba, que foi certificada como Amigo do Futebol. O ex-atleta destacou a importância do reconhecimento. “Desde 2002 estamos à frente da escolinha Craque do Futuro lá em Itaituba. Durante todo esse tempo fizemos nosso trabalho com a molecada, revelando jogadores. Nós nos sentimos muito felizes e somos gratos pela homenagem que só nos incentiva ainda mais a continuar com esse trabalho que desenvolvemos com as crianças e adolescentes através do futebol”, completou.

Beto Pupunha.

Beto Pupunha, representou o time Show de Bola, da cidade de Parintins (AM), que também foi certificado Amigo do Futebol. “O sentimento é de gratidão pelo recebimento do nosso trabalho na cidade de Parintins à frente do Show de Bola. Esse certificado nos deixa muito felizes e fizemos questão de vir para receber essa homenagem, que é um reconhecimento pelo que fazemos em prol da juventude. A palavra é gratidão a todos aqueles que reconhecem nosso trabalho”, finalizou.

Homenageados – As 21 personalidades homenageadas com a Comenda do Mérito Futebolístico “Lúcio Santarém”, foram indicadas pelos vereadores:
Alessandro Augusto Paixão do Rosário (Kiko Bendelack)
Amos Fernandes Pereira Xabregas
Ana Flavia Nunes das Neves (Flavinha)
Antonio Carlos Baia de Lima
Benedito José Mota Santana (Bena Santana)
Benildo Roberto Oliveira
Diomar Rodrigues de Souza
Elinaldo Rodrigues Lima
Esporte Clube Internacional do Uruari (Equipe Colorado)
Ivaldo Carlos Dourado Fonseca
João Corrêa Gonçalves
João Pedro Rego Correa
Jorge Wilson Wanghon Coelho (Belterra)
José Coelho dos Santos
Odimilson João Silva Picanço (Tela)
Paulo Sergio Neves Vieira
Pedro Paulo Rodrigues Araújo
Raimundo Hermes Viana da Silva
Robinaldo Andrade dos Santos
São Sebastião Futebol Clube
Theylo Campos de Sousa

Como acontece desde 2021, quando a Comenda foi criada, a Câmara Municipal de Santarém também entrega o título de “Amigo do Futebol” a personalidades, equipes, instituições e projetos que desenvolvem ações voltadas para o desenvolvimento do esporte em Santarém e região. Este ano, times e projetos de outros municípios e estados também foram agraciados:
Águia De Santarém
Amazônia Futebol Clube
América Santarém
Amigos do Cuçari (Município de Prainha)
Amigos do Pebol (Nhamundá/AM)
Craque do Futuro de Itaituba
Escolinha de Futebol Dominguinhos (Autazes/AM)
Escolinha do Pedro (Município de Prainha)
Flamengo do DER
J.R. Esporte Clube (Trairão)
Jesc (Juruti)
Juruti Futebol Clube
Mojuí dos Campos
Palmeiras de Juruti
Peñarol (Oriximiná)
Projeto R. Santos (Alenquer)
Projeto Santa Cruz
Projeto Santa Maria (Município de Prainha)
Projeto São José – Belterra
Pulga
Real Camping
Real Juruti
Real Tapajos
São Francisco Futebol Clube
Sem Terra Futebol Clube
Show de Bola Futebol Clube (Parintins/AM)
Tapajos Futebol Clube
Tarumā – Amazonas
Terra Santa Futebol Clube
Udinese (Belterra)
União Futebol Clube

Por Marina Bandeira – Assessora de Imprensa do vereador Profº Josafá Gonçalves.