Poder Legislativo participa do ato de assinatura de termo que reabre o Laboratório da Ufopa para pesquisas e diagnósticos da Covid-19

Um dos compromissos de Helder em Santarém, nesta terça-feira (26/01), foi firmar o Termo Executivo entre o Governo do Estado e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para a reabertura do Laboratório de Biologia Molecular (Labimol). O espaço será utilizado no desenvolvimento de pesquisas avançadas e realização de três mil exames por mês para diagnosticar a Covid-19.

O governador afirmou que essa medida vai dar amplitude para que o laboratório seja uma ferramenta dos alunos e professores na realização de estudos e pesquisas, principalmente para identificar a transmissão e a propagação do coronavírus em alta escala.

“Iniciamos essa parceria no ano passado, garantindo a descentralização das pesquisas e exames. Estamos retomando esta iniciativa com investimento de R$ 1 milhão com o laboratório no campus da Ufopa. Esperamos que cientistas e pesquisadores também possam utilizar o espaço para não gerar apenas diagnóstico, mas também que possam pesquisar essa nova cepa advinda do Amazonas, que precisa ser investigada para identificar as ações necessárias em saúde”, ressaltou Helder Barbalho.

O presidente da Câmara Ronan Liberal Jr. enfatizou a importância da reabertura do laboratório. “Essa foi uma das medidas do ano passado muito eficiente com relação aos resultado dos exames de maneira mais célere, possibilitando de maneira mais rápida a constatação da doença e o rápido tratamento”, conclui.

O reitor da Ufopa Hugo Diniz ressaltou que, por meio dessa parceria, a capacidade e velocidade do atendimento aos municípios da região do Oeste do Pará. “Além do diagnóstico e pesquisas, também estamos procurando outras frentes de trabalho para auxiliar na vacinação”.

O Labimol é o único laboratório da Região Norte do país localizado fora de uma capital. Em 2020, funcionando provisoriamente, a estrutura realizou oito mil testes.

Por Sara Evelyn – Assessoria da Presidência da Câmara