O vereador Enf. Murilo Tolentino, em sessão remota da Câmara, nesta terça-feira (23/02), apresentou requerimento pedindo que o Comitê de Crise do município reavalie a possibilidade de reabrirem as escolas do município que seguem o protocolo de combate à Covid-19 e estão preparadas para receberem com segurança os alunos e profissionais da Educação.
O parlamentar colocou em xeque o critério usado pelo comitê para liberar o funcionamento de várias atividades em detrimento das escolas, que continuam fechadas. Para Murilo, têm muitos educandários que já estão adaptados e podem se adequar.
Ainda, de acordo com o socialista cristão, é preciso encontrar soluções para a volta às aulas com segurança aos alunos e profissionais da educação no município urgentemente. “Sabemos que estamos vivendo um momento difícil; medidas já foram implantadas como o Lockdown com intuito de diminuir o número de casos da Covid-19, porém com o fim do mesmo muitos setores da economia retornaram suas atividades como restaurantes, shoppings, academias entre outros. Entretanto, em nossa cidade continua a paralisação das aulas presenciais nas escolas”, ressaltou o parlamentar.
Murilo acrescentou que a Organização Mundial de Saúde já recomenda a reabertura das escolas, seguindo os protocolos de proteção e distanciamento social. “Entendo que a escola é um serviço essencial e que a evasão escolar e o não aproveitamento das aulas remotas estão afastando os alunos das atividades escolares. Também penso que a decisão final dos alunos frequentarem as salas de aula é de seus pais ou responsáveis”, conclui.
Por Nel Fernandes – Assessora de Imprensa do vereador Enf.º Murilo Tolentino