Ronan e Jandeilson discutem em Brasília situação da síndrome de Haff e impactos no setor pesqueiro em Santarém

Até o momento, os encaminhamentos foram realizados e ainda se aguarda posicionamento do Ministério da Cidadania – ministério competente que dará prosseguimento a cerca desses apoios à população diante desta situação.

Diante a situação vivida pelo município de Santarém- Pa nos últimos dias, quanto à Síndrome de Haff, popularmente conhecida como ‘Doença da Urina Preta’, o presidente da Câmara, vereador Ronan Liberal (MDB) e vereador Jander Ilson (DEM), viajaram até Brasília – DF para participar de uma reunião na tarde da última terça-feira (21) com o Secretário de Aquicultura e Pesca Jorge Serif.

Durante a reunião, Ronan Liberal (MDB) apresentou pedido em nome do Poder Legislativo de algum tipo de assistência que possa atender a classe de pescadores no município. “Fomos até Brasília, na Secretaria de Pesca e formalizamos, em nome do Poder Legislativo, algum tipo de apoio que possa vir de encontro a essa situação que os nossos pescadores têm passado”, afirmou.

Durante a Sessão Ordinária realizada na última quarta-feira (22), o parlamentar destacou que existe uma articulação com o Deputado Júnior Ferrari (PSD), junto ao Ministério da Cidadania, para que esse auxílio seja concretizado e possa atender não somente a classe de pescadores, mas toda população que soma com a economia e que consome pescado.

“Esperamos que esse apoio aconteça para que possamos atender não só a classe de pescadores, mas nós também que somamos com isso, até porque o pescado é referência do município de Santarém, principalmente do ponto de vista gastronômico. Nós temos que garantir e falar para a população que não há proibição de consumo e vendas do pescado. Por trás de toda essa situação existe uma retaguarda, a vigilância está trabalhando e garantindo um pescado de boa qualidade!”, enfatizou Ronan.

Até o momento, os encaminhamentos foram realizados e ainda se aguarda finalização por parte do Deputado Júnior Ferrari (PSD) junto ao Ministério da Cidadania, ministério competente que dará prosseguimento a cerca desses apoios a população diante desta situação.

Por Sara Evelyn – Assessora de Imprensa da Presidência da Câmara Municipal de Santarém.