Presidente da Comissão de Saúde constata déficit de profissionais na enfermagem do Hospital Municipal de Santarém

0

Na manhã desta quinta-feira (10), a vereadora Alba Leal (MDB), que é presidente da Comissão de Saúde e Saneamento Básico da Câmara de Santarém, realizou uma inspeção no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo. A parlamentar visitou as dependências do Pronto Socorro Municipal e algumas alas clínicas do complexo. Na ocasião, conversou com profissionais, onde explicaram sobre outras necessidades do hospital.

 

“Durante a visita foi possível constatar algumas inconformidades que considero gravíssimas, tais como falta de medicamentos de rotina, ambientes abafados e sem ventilação, estrutura com infiltrações, demora no atendimento das demandas dos pacientes, a exemplo de exames, mas a que predomina é o dimensionamento de profissionais da Enfermagem que está muito insatisfatório. A classificação de risco estava sem enfermeiro, somente um técnico de enfermagem atendendo aos pacientes e sem acesso ao sistema de classificação. Sabemos que a sobrecarga de trabalho provoca acúmulo de atividades, que colocam em risco o exercício dos profissionais e a saúde dos pacientes”, destacou Alba.

A parlamentar vai encaminhar um relatório da visita ao Instituto Mais Saúde, que é responsável pela gerência do hospital, a fim de cobrar resolução dos problemas. O documento também será encaminhado ao Ministério Público Estadual.

Acompanharam a visita a coordenadora do PSM, enfermeira Elcicleia Alvarenga; o coordenador de enfermagem do HMS (interino), enfermeiro Rodolfo Sousa; a coordenadora de Imagem do HMS  Regiana Lopes; o gerente Administrativo do HMS Rodrigo Lima e os assessores parlamentares Gabriela Regio e Venicio Pereira.

Por Gleicy Lira – Assessora de Imprensa da vereadora Alba Leal

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade